MP/SC

Dos Gabinetes – Darci de Matos acompanha criadores de pássaros em reunião com presidente da Fatma


O deputado Darci de Matos (PSD) participou, nesta quarta-feira (5), em Florianópolis, da reunião do presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, com representantes de entidades de criadores de pássaros de todo o Estado. Estavam presentes os presidentes da Federação Ornitológica Catarinense (FOC) ? pássaros exóticos, Federação Ornitológica do Estado de Santa Catarina (Foesc) ? pássaros silvestres, Associação dos Criadores de Pássaros de Joinville (ACPJ) e outras entidades. A principal reivindicação deles é a transferência da gestão de fauna do Ibama para o Estado, ficando a parte ambiental para a Fatma e o restante para a Secretaria da Agricultura, atendendo a uma determinação legal do ano passado. Murilo Flores se comprometeu a acompanhar de perto a tramitação do documento que o governador deverá assinar ? está na Casa Civil ? que transfere para a Fatma esta incumbência.

Darci de Matos explicou que a atividade dos criadores de pássaros não pode ser confundida com o tráfico de aves silvestres. ?Existe um vazio entre a atividade legal e a ilegal. Com a transferência da fiscalização do Ibama para a Fatma os criadores de pássaros poderão montar seu agronegócio, permitindo reduzir o tráfico de animais. Hoje, os criadores ? que são mais de 30 mil no Estado ? não podem comercializar pássaros. Precisamos agilizar esta parte burocrática porque quem cria está contribuindo para evitar a extinção de inúmeras espécies de aves?, frisou.

Assessoria de imprensa

Domingos Miranda (47) 9924-2499

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dos Gabinetes – Darci de Matos acompanha criadores de pássaros em reunião com presidente da Fatma. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/dos-gabinetes-darci-de-matos-acompanha-criadores-de-passaros-em-reuniao-com-presidente-da-fatma/ Acesso em: 20 abr. 2024