MP/SC

Dos Gabinetes – Aguiar destaca alcance positivo da política estadual de transplantes de órgãos


O expressivo número de doadores de órgãos no Estado foi motivo de pronunciamento do deputado Antonio Aguiar (PMDB), na Assembleia, onde destacou o reconhecimento pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) da liderança nacional de Santa Catarina no ranking nacional que relaciona doadores de órgãos por milhão de pessoas da população. ?Nosso estado alcançou o índice de 26,9 doadores por milhão, número bastante significativo, superior ao alcançado em muitos países mais desenvolvidos que o Brasil, e ainda mais quando comparados aos de outros estados brasileiros?.

O deputado é médico e atribui essa posição ?ao trabalho conjunto, da SC Transplantes, agentes da saúde, hospitais, da própria Secretaria de Estado da Saúde, pessoal do Samu, agentes da segurança pública, e dos catarinenses em geral, pois é a nossa população, em última instância, que cada vez mais assimila a importância dos transplantes para salvar vida, para melhorar a condição de vida das pessoas que precisam da doação de órgãos?.

A política de estímulo à condição de doador de órgão vem sendo trabalhada há vários anos em Santa Catarina. ?Nossa população entende que ser doador de órgãos é uma posição de vida em favor do próximo, que isso representa ser mais solidário. São as famílias de vítimas de acidentes que tem morte encefálica que tem a coragem de superar momentos de dor e se posicionarem em favor da doação de órgãos?, avalia Aguiar.

O parlamentar apresentou números que comprovam a eficiência dos hospitais catarinenses em transplantes de coração, fígado, rim, Pâncreas, ossos, medula óssea e córnea. Mas destacou que, ainda assim, no final de julho havia 1,4 mil pacientes em espera de doações. ?Há uma cultura disseminada por todo Estado, da necessidade de as pessoas incorporarem a questão da doação como uma política pública para o bem, para avançar na saúde, pois assim como nos colocamos na condição de potencial doadores, poderemos noutro momento sermos nós mesmos pessoas que precisam do próximo para receber a doação de órgãos?.

Assessoria da Bancada do PMDB

Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dos Gabinetes – Aguiar destaca alcance positivo da política estadual de transplantes de órgãos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/dos-gabinetes-aguiar-destaca-alcance-positivo-da-politica-estadual-de-transplantes-de-orgaos/ Acesso em: 20 abr. 2024