OAB/ES

OAB-ES realiza solenidade de entrega de Carteira

18 | 12 | 2014

OAB-ES realiza solenidade de entrega de Carteira

A Ordem dos Advogados do Brasil  – Seção Espírito Santo (OAB-ES) realizou, nesta quarta-feira (17), solenidade de entrega de Carteira. A conselheira federal Elisa Helena Galante foi a paraninfa da turma. Em seu pronunciamento, ela destacou “três elementos” que, na sua opinião, são determinantes para o exercício da profissão: “Compromisso, ousadia e conhecimento.” 

Confira a íntegra do discurso da paraninfa:

Cumprimento os familiares e futuros advogados presentes.

Cumprimento a Mesa, na pessoa de nosso Presidente Homero Mafra, que tem mostrado em sua carreira o prazer de “ser advogado”. Quem já teve a oportunidade de vê-lo atuando sabe o que ele nos transmite. Hoje, exercendo a função de Presidente da Ordem dos Advogados de Brasil – Seção Espírito Santo, comprova a altivez de seu espírito e o marco de representação política institucional que muito honra a advocacia brasileira.

Quando recebi o convite entrei num estado de reflexão em que me perguntei: O que dizer aos novos advogados? Veio-me, então, o pensamento: Como foi este dia para mim? Peguei a minha antiga carteira, guardada na gaveta de minha cabeceira, mirei e perguntei-me: O que você representou para mim?

Vocês receberão a habilitação. Olhem. Reflitam. O que esperam?

Pra mim já se passaram 27 anos em que estou no exercício da profissão de advogada. E foi neste mesmo Edifício Ricamar que recebi a minha, em agosto de 1987. Já tenho o passado, o presente e, espero muito futuro.

Mirem suas habilitações. Como foi o passado até este presente?… Luta, privações da família, de dinheiro, noites sem dormir, mensalidades atrasadas, contos “estóricos” para o professor… Quase sangue!?… Pra mim também. Podemos até assimilar o lindo vermelho de nossas habilitações às verdades sangrentas que vivemos para conquistá-la.

Mas, e hoje? E o presente? O presente está em suas mãos! Foi duro, mas valeu a pena!

Mas como será o futuro? Como serão os próximos anos?

Foi sobre o futuro, sobre “SER ADVOGADO” que resolvi fazer minha incursão.

O que precisei, melhor dizendo, o que precisamos para ser um legítimo ADVOGADO? A partir desta reflexão tracei três elementos que foram importantes para eu chegar aqui: COMPROMISSO! OUSADIA! CONHECIMENTO!

No COMPROMISSO encontrei duas vertentes, duas trilhas que nós, advogados, devemos trafegar.

Na primeira vislumbro o compromisso profissional, com o seu cliente, com o cidadão que lhe escolheu. Ética no exercício da sua função. Leal ao seu próprio trabalho, pois é dele que você tira o seu pão de todos os dias. É a partir deste compromisso que você vai construir sua família, seus filhos. É a partir dele que você vai construir seu nome. É partir dele que você vai conquistar o respeito da sociedade para com você, da sua família para com você, dos seus amigos para com você e de seus clientes. Muitos desses clientes serão fiéis a você, porque viram em você o compromisso e te buscarão sempre que necessitarem.

Na segunda vertente será importante assumir o compromisso institucional. Nós, advogados, por meio da OAB, diferentemente de todas as demais instituições de classe, temos o compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, com a defesa da proteção da dignidade da pessoa humana. São os compromissos que também assumimos por meio dessa “vermelhinha”!

É necessário também OUSADIA! Foi ela que também me trouxe aqui!

Temos que avançar na defesa dos direitos, sem receio, sem intimidação, sem limites. Somos nós advogados que construímos o direito, o velho e o novo, e são nossas aparentes “loucas” incursões processuais que têm mudado a história dos direitos neste país!

Há uma onda de criminalização da advocacia. E, por medo, estamos abandonando a nossa capacidade criativa. A capacidade criativa inerente a “SER ADVOGADO”. O exercício da advocacia, seja pública ou privada, baseia-se na construção de teses jurídicas. Imaginem o direito inerte!? O advogado sem liberdade, sem ousadia, pode ser tudo, menos advogado!

Mas, não haverá ousadia ou compromisso, que supere a falta de conhecimento. CONHECIMENTO é também a chave do sucesso! Advogado que não estuda, que não se atualiza, que não lê, que não acompanha as mudanças de pensamento, fica parado naquele tempo. O conhecimento fará você caminhar junto com o tempo, o conhecimento te levará para o futuro promissor. “Ser advogado” impõe estar sempre em busca de novos conhecimentos!

É neste sentido que encerro minhas palavras. Sei que alguns trilharão outros caminhos, operando o direito ou não, mas, para aqueles que seguirão o caminho do “SER ADVOGADO”, sugiro uma advocacia com COMPROMISSO, OUSADIA e busca por CONHECIMENTO.

Desejo muito boa sorte! E muito obrigado pelo convite!

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. OAB-ES realiza solenidade de entrega de Carteira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/oab-es-realiza-solenidade-de-entrega-de-carteira/ Acesso em: 18 abr. 2024