MPF/SC

Visita à comunidade e consulta pública atendem Criciúma e região

Quinta-feira, 29 de agosto, foi um marco na história da Procuradoria da República em Criciúma. Durante três horas e meia, os moradores dos municípios da região carbonífera tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do Ministério Público Federal, tirar dúvidas, fazer questionamentos e denúncias. O evento, chamado de consulta pública, contou com um público de cerca de 70 pessoas e foi realizado no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), a partir das 19 horas. Para explicar o funcionamento do MPF e conversar com a população, estavam presentes o procurador-chefe, Marcelo da Mota, e os procuradores da República Andréia Rigoni Agostini, Darlan Airton Dias e Patrícia Muxfeldt.

 

Após a apresentação de um vídeo institucional, Marcelo da Mota explicou a importância desses eventos para integrar os procuradores e servidores com a população, ressaltando ainda que o Ministério Público Federal passa por um momento de grandes mudanças internas e externas, no qual busca parcerias com a sociedade em geral, desde movimentos sociais e órgãos públicos até políticos e entidades privadas. A consulta pública de Criciúma foi a primeira a ser realizada fora da capital, resultado de uma necessidade concreta por ser o interior catarinense de extrema importância econômica e política.

 

Os três procuradores da República em Criciúma esclareceram sobre suas atuações em toda a região, explicando para o público quais suas prioridades e atividades. Entre os temas destacados, estavam  a questão das áreas degradadas pelo carvão, o problema da falta de atendimento para pessoas com distúrbios psicológicos, o dado de que a mortalidade infantil na região tem aumentado, ao contrário do que ocorre em boa parte do país, a ocupação irregular nos rios Araranguá e Mampituba, o gerenciamento costeiro da região, o ajustamento da indústria cerâmica e os crimes de improbidade administrativa. Após a explanação, os procuradores participaram de um debate aberto com o público presente, que fez perguntas oralmente ou por escrito.

 

Forquilhinha – Na manhã da mesma quinta-feira, o procurador-chefe, Marcelo da Mota, e o procurador Darlan Dias, acompanhados por equipe do MPF e da Prefeitura Municipal de Forquilhinha, visitaram o loteamento Jardim dos Ipês, localidade onde foram assentadas famílias que invadiram e ocuparam irregularmente uma área carbonífera hoje em fase de recuperação.

 

Fonte: MPF/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Visita à comunidade e consulta pública atendem Criciúma e região. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsc/visita-a-comunidade-e-consulta-publica-atendem-criciuma-e-regiao/ Acesso em: 18 abr. 2024