MPF/SC

União inicia recuperação ambiental na bacia carbonífera (Criciúma)

Após ser condenado em ação proposta pela Procuradoria da República em Criciúma, o Governo Federal iniciou as obras de recuperação ambiental da área Concessão Belluno, no município de Siderópolis. A área afetada compreende 42 hectares, com rejeitos da lavra e lagoas de água ácida. O custo das obras gira em torno de R$ 5,3 milhões.

A bacia de carvão no sul de Santa Catarina sofreu nas décadas de 50 e 60 exploração desordenada do solo, com mineração de carvão a céu aberto, o que causou sérias consequências para a região. A reabilitação desse passivo ambiental faz parte das recuperações ambientais devidas pela União e por diversas empresas carboníferas, por conta de condenação na Ação Civil Pública nº 93.8000533-4, promovida pelo Ministério Público Federal.

A obra na área Concessão Belluno está sendo executada pela empresa Colombo Retroterra, que venceu a licitação promovida pela União, através do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Até o ano de 2020 a União deve investir mais de R$ 300 milhões em obras de recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão na região de Criciúma.

 

ACP nº 93.8000533-4

Fonte: MPF/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. União inicia recuperação ambiental na bacia carbonífera (Criciúma). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsc/uniao-inicia-recuperacao-ambiental-na-bacia-carbonifera-criciuma/ Acesso em: 19 abr. 2024