MPF/SC

Parque Thermas de Itá é interditado por irregularidades ambientais (Concórdia)

Após receber denúncia de que a estação de tratamento do Parque Thermas de Itá não estaria funcionando adequadamente, com o esgoto desse complexo de lazer, que inclui um hotel localizado ao lado do parque, sendo lançado diretamente no Rio Uruguai, o Ministério Público Federal em Concórdia realizou inspeção “in loco”, em companhia da Polícia Militar Ambiental, verificando a procedência dos fatos noticiados.

 

 

No local, pôde-se constatar o mau cheiro, a presença de espuma e o acúmulo de lodo na saída da estação de tratamento, que é canalizada até as proximidades de um pequeno córrego, que poucos metros à frente deságua no Rio Uruguai. No barranco desse pequeno córrego, havia uma espessa camada de lodo e o acúmulo de muita espuma, com um líquido escuro escorrendo diretamente para o curso d´água.

 

 

Segundo informado pelo administrador do parque e pela técnica responsável, há 2 anos o empreendimento está com a licença ambiental de operação vencida e a estação de tratamento de esgoto não recebe a devida manutenção.

 

 

Diante das irregularidades constatadas, a PM Ambiental procedeu à autuação e à interdição do empreendimento. Segundo informado pelo comando daquele órgão policial, a estação de tratamento do parque não está mais em operação, tendo cessado a emissão de poluentes.

 

 

O MPF em Concórdia instaurou inquérito civil para apurar as irregularidades e identificar os responsáveis.

Fonte: MPF/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Parque Thermas de Itá é interditado por irregularidades ambientais (Concórdia). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsc/parque-thermas-de-ita-e-interditado-por-irregularidades-ambientais-concordia/ Acesso em: 28 mar. 2024