MPF/SC

MPF denuncia quadrilha que recebia empréstimos em nome de segurados do INSS (Blumenau)

O Ministério Público Federal denunciou uma quadrilha que aplicava golpes contra a Caixa Econômica Federal (CEF), usando documentos falsos para a obtenção de empréstimos em nome de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
Segundo a denúncia do procurador da República em Blumenau João Marques Brandão Néto, a quadrilha era formada por Ademir Costa, Maicon Schilischting dos Santos, Eduardo Filippi Umbelino, Janaina Souza Freitas, Nilton Nilo Felicio, Edmilson Marques de Oliveira, Márcio João Albino, Elton dos Reis, Edna de Fátima Cerutti da Silva e George Antonio de Borba. No comando dos crimes, estavam Ademir e Maicon.
 
A maioria dos empréstimos era obtida junto à CEF, por meio de correspondentes bancários “Caixa Aqui”, mediante a apresentação de documentos de identificação e comprovantes de residência falsos, que eram utilizados para a abertura de contas bancárias em nome de beneficiários do INSS ou para saques no caixa.
 
Os valores eram sacados por um grupo, geralmente formado por um dos líderes da quadrilha e por um “laranja”, que fornecia a foto para a confecção da identidade falsa, e o golpe só era descoberto quando o beneficiário do INSS, vítima da fraude, verificava o desconto das parcelas do pagamento do empréstimo no contracheque do seu benefício. A soma dos valores obtidos com os crimes ultrapassa R$ 380 mil.
 
O modus operandi da quadrilha incluía também a obtenção, para informação nos cadastros de empréstimo, de telefone VOIP (com numeração semelhante a dos telefones fixos) e direcionamento da chamada (por serviço “siga-me”) para os celulares de membros da quadrilha. Eles ainda alteravam, no site da Previdência Social, o endereço e o telefone dos beneficiários que teriam o nome utilizado nas fraudes, para fazer constar os endereços e telefones da quadrilha, a fim de que as instituições financeiras não encontrassem divergências entre o cadastro dos empréstimos e o cadastro do INSS.
 
Em busca e apreensão realizada pela Polícia Federal, foram encontrados, nas residências ocupadas por Ademir Costa, 23 “kits falcatrua”, compostos de documentos de identificação, comprovantes de residência falsos, detalhamento de crédito da Previdência Social e folha com dados cadastrais e qualificação dos segurados, bem como outros documentos falsos e espelhos em branco para contrafação de CNHs e carteiras de identidade, uma caixa de luz refletora (normalmente utilizada para a falsificação de documentos), um aparelho plastificador e grande quantidade de fotos 3×4.
 
O MPF denunciou os réus pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato contra instituto de economia popular (CEF) e falsificação de documento público e particular.

Fonte: MPF/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF denuncia quadrilha que recebia empréstimos em nome de segurados do INSS (Blumenau). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsc/mpf-denuncia-quadrilha-que-recebia-emprestimos-em-nome-de-segurados-do-inss-blumenau-2/ Acesso em: 18 abr. 2024