bugs MPF em Santos denuncia sete por tráfico internacional de armas e munições | Portal Jurídico Investidura - Direito

bugs MPF em Santos denuncia sete por tráfico internacional de armas e munições

O Núcleo Criminal da Procuradoria da República em Santos denunciou os sete membros de grupo criminoso desmantelado na Operação Bed-Bugs, coordenada pelo MPF e deflagrada em setembro deste ano pela Polícia Federal com o objetivo de combater o tráfico internacional de armas. Vicente de Paula Vieira, Márcio de Souza e Silva, Rodrigo Rocha da Costa, Marcos David Barbosa Vieira, Moisés Maia Nogueira, Sérgio Luiz da Costa e Braz Edmilson Clementino da Silva foram denunciados por tráfico internacional de armas e munições e formação de quadrilha; a denúncia é do dia 21 de outubro.

O grupo era responsável por uma organização criminosa que comprava fuzis e munições nos Estados Unidos e os remetia para o Porto de Santos escondidos em cargas de mudanças de famílias brasileiras. Chegando no Brasil, as armas eram transportadas até a cidade de Engenheiro Caldas (MG) e, de lá, redistribuídas para outros criminosos, como milícias e traficantes do Rio de Janeiro. Três apreensões de armas e munições feitas ao longo do ano de 2012 são atribuídas à quadrilha.

Vicente de Paula, vulgo Paulinho Honorato, era o líder do grupo e junto com seu filho Marcos David, vulgo Lulu, financiava a aquisição dos fuzis ainda em território americano. Além deles, cada um dos integrantes tinha papel bem definido na organização, como ficou comprovado por interceptações telefônicas judicialmente autorizadas. Os dois encontram-se atualmente em prisão preventiva, assim como Márcio, Rodrigo e Braz. Moisés está sob custódia da divisão criminal do Departamento de Justiça, nos Estados Unidos.

É pedida a condenação do grupo por formação de quadrilha armada, como designado no artigo 288 do Código Penal, com pena de 2 a 6 anos de reclusão, e três crimes de tráfico internacional de arma de fogo majorados por serem de uso restrito, com pena de 6 a 12 anos de reclusão para cada delito, descrito nos artigos 18 e 19 da Lei nº 10.826/2003. Em caso de condenação por todos os crimes as penas podem variar de 20 a 42 anos de reclusão

A denúncia é de autoria do Núcleo Criminal da PRM-Santos/SP. O número do processo para acompanhamento é 0007925-92.2013.4.03.6104.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Lucas Carrasco e Fred A. Ferreira
11-3269-5068
[email protected]
www.twitter.com/mpf_sp



Fonte: MPF/SP
Seção: Notícias
Categoria: MPF/SP

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. bugs MPF em Santos denuncia sete por tráfico internacional de armas e munições. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 28 Out. 2013. Disponível em: investidura.com.br/noticias/335-mpfsp/313417-bugs-mpf-em-santos-denuncia-sete-por-trafico-internacional-de-armas-e-municoes. Acesso em: 06 Jul. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO