MPF/SP

superintendente do Ibama em São Paulo

O Ministério Público Federal em São Paulo protocolou uma ação pública, com pedido de responsabilização por improbidade administrativa, contra Analice de Novais Pereira, ex- superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em São Paulo.

Analice Pereira comandava o Ibama em São Paulo desde 2003 e começou a ser investigada pelo MPF a partir de denúncias feitas por analistas ambientais do órgão, inconformados com sua atuação. Eles relataram diversos casos em que  a ex-superintendente anulou ou suspendeu autuações e multas aplicadas a diversas empresas paulistas que atuavam sem Licença de Operação.

Em 2010, diante da gravidade das denúncias, o MPF recomendou ao Ibama que instaurasse procedimento administrativo para apuração das responsabilidades da ex-superintendente, em irregularidades que teriam beneficiado pelo menos cinco empresas. Na época, foi recomendado o afastamento de Analice Pereira, o que não aconteceu. Ela só deixou o cargo, a pedido, em agosto de 2011.

“É de causar estranheza que, após a configuração de atos de improbidade administrativa, por meio dos processos administrativos instaurados, bem como pelas contundentes conclusões aferidas pela comissão sindicante, não tenha sido acatada a sugestão de instauração de processo administrativo disciplinar em face de Analice de Novais Pereira”, afirmou a procuradora da República Inês Virgínia Prado Soares, responsável pela ação.

Inês Soares lembrou que “basta a simples ilicitude ou imoralidade administrativa, que repercuta em lesão aos princípios administrativos, para que se configure ato de improbidade administrativa”.

Caso seja condenada, a ex-superintendente do Ibama em São Paulo poderá ter seus direitos políticos suspensos por até cinco anos, ser proibida de contratar com o poder público por igual prazo, além de ser obrigada ao pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor do seu salário. Como o valor atual de seu salário é de R$ 7.147,76, ela poderá pagar multa de até R$ 714.776,00.

Clique aqui para ler a íntegra da ACP nº 0019598-31.2012.4.03.6100, 11ª Vara/SP- Capital-Civel

Notícias relacionadas:

01/09/10 – MPF recomenda que Ibama apure denúncias contra superintendente do órgão em São Paulo

07/12/10 – MPF recomenda ao Ibama que realize auditoria para apurar irregularidades em São Paulo

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Elaine Martinhão e Gabriela Rölke
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

Fonte: MPF/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. superintendente do Ibama em São Paulo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsp/superintendente-do-ibama-em-sao-paulo/ Acesso em: 25 abr. 2024