MPF/SP

MPF/SP investiga possíveis crimes contra o sistema financeiro no Banco Cruzeiro do Sul

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) está investigando eventuais crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro que teriam sido praticados pelos ex-controladores do Banco Cruzeiro do Sul S.A. Para instruir o inquérito policial instaurado a pedido do MPF, a Polícia Federal cumpriu na manhã da segunda-feira, 17 de setembro, nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, mandados de busca e apreensão respectivamente em uma residência e em uma empresa de ex-controladores da instituição bancária. 

O Banco Central apurou que, entre 2008 e abril de 2009, os responsáveis pelo Cruzeiro do Sul teriam promovido fraudulentamente resultados artificiais nas demonstrações financeiras do banco. Teriam sido utilizadas quatro modalidades diferentes de fraudes contábeis, o que teria resultado em lucro artificial para a instituição bancária – e, consequentemente, no pagamento indevido de R$ 90 milhões aos acionistas. Desse total, R$ 63 milhões teriam sido destinados aos então controladores do banco.

Além dos ex-controladores, também estão sendo investigados um ex-conselheiro administrativo e uma ex-diretora da instituição bancária. As investigações apontam que eles teriam se unido de maneira estável e estruturada para administrar o banco de maneira fraudulenta – o que caracterizaria o crime de formação de quadrilha. O grupo teria sido responsável por idealizar, decidir e coordenar a a criação de resultados artificiais nas demonstrações financeiras da instituição.

Os investigados também teriam atuado para induzir a erro tanto a fiscalização do Banco Central quanto os demais participantes do Sistema Financeiro Nacional. Eles teriam prestado informações falsas nas demonstrações financeiras do Cruzeiro do Sul por meio da introdução, nos documentos, de elementos contábeis forjados. Dessa forma, teriam garantido ao banco aparência de saúde financeira e de instituição sólida perante os demais bancos e perante o mercado financeiro.

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Gabriela Rölke
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

 
 

Fonte: MPF/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/SP investiga possíveis crimes contra o sistema financeiro no Banco Cruzeiro do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsp/mpf-sp-investiga-possiveis-crimes-contra-o-sistema-financeiro-no-banco-cruzeiro-do-sul-2/ Acesso em: 19 abr. 2024