MPF/SP

MPF em Ribeirão Preto ajuíza ação de improbidade contra funcionário da Caixa que desviava dinheiro da instituição

O Ministério Público Federal em Ribeirão Preto ajuizou ação de improbidade administrativa contra um funcionário da Caixa Econômica Federal de Cajuru, interior de São Paulo, pela apropriação de dinheiro público do qual ele tinha a posse em razão do cargo.

O desvio era feito  por meio de  autenticação fraudulenta de despesas, e só foi descoberto pois a Superintendência da Caixa em Ribeirão Preto solicitou um projeto de diagnóstico e perspectiva para o ano de 2012. Ao analisar os dados solicitados, o gerente da Caixa de Cajuru constatou que os valores gastos com despesas judiciais e de cartório eram muito elevados, e que a maioria das autenticações eram feitas pelo funcionário em questão.

De acordo com a apuração desencadeada pela Caixa, o réu efetuou, entre 03 de novembro de 2009 a 23 de janeiro de 2012, setecentos e sessenta e duas autenticações. Com o dinheiro desviado, ele realizava depósitos em contas de sua titularidade e de familiares. Também realizava pagamento de cartões de crédito, de boletos de cobrança e de prestações habitacionais.

À polícia, o funcionário admitiu ter desviado recursos da Caixa com a efetivação de diversas autenticações fraudulentas.

Para o procurador da República Carlos Roberto Diogo Garcia, autor da ação, o réu se  aproveitou  da sua condição funcional para montar o esquema fraudulento e “faltar com honestidade e lealdade  à instituição a que se vinculava.”

O MPF pediu liminarmente para que seja determinada a indisponibilidade de bens do funcionário, até o montante atualizado dos prejuízos aos cofres públicos para ressarcimento em caso de condenação. O valor apurado até o momento é de R$ 382.167,68, mas pode ser maior.

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Laís Carvalho e Gabriela Rölke
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

Fonte: MPF/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF em Ribeirão Preto ajuíza ação de improbidade contra funcionário da Caixa que desviava dinheiro da instituição. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsp/mpf-em-ribeirao-preto-ajuiza-acao-de-improbidade-contra-funcionario-da-caixa-que-desviava-dinheiro-da-instituicao/ Acesso em: 29 mar. 2024