TCE/RS

Presidente do TCE-RS participa da cerimônia de posse dos novos defensores públicos do Estado

Foto Noticia

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, participou, na tarde desta quinta-feira (29), da cerimônia de posse dos novos defensores públicos do Estado, no Auditório Romildo Bolzan. A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul empossou os primeiros 15 aprovados no terceiro concurso à carreira realizado no ano passado. Ao todo, foram aprovados 117 candidatos no certame concluído em novembro de 2011.


Durante a solenidade, a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, disse que quando assumiu o cargo, em abril de 2010, a instituição contava com 368 agentes. Ao final de dois anos, em decorrência essencialmente de aposentadorias, esse número atingiu, 309 defensores públicos. Mesmo assim, conforme ela, com menos profissionais foram atendidas mais de 458 mil pessoas em 2011 em todo o Estado, 4,6% mais que em 2010. ?Isso é resultado do esforço e da dedicação dos defensores públicos, uma classe consciente de sua importante missão na prestação de assistência jurídica gratuita à população?, afirmou.

 Com a posse dos 15 novos agentes, a instituição passa a contar com 324 defensores públicos tendo, ainda, 91 cargos vagos. ?Estamos trabalhando permanentemente para preencher esses cargos, pois a procura pelos serviços da Defensoria Pública aumenta a cada ano, demonstrando que a população gaúcha tem consciência de seus direitos e de sua cidadania?, ressaltou Jussara.

O governador do Estado em exercício, Beto Grill, prestigiou a cerimônia. Lembrou aos aprovados no concurso para a Defensoria Pública que terão que estar preparados para enfrentar uma profissão que trabalha com a humanidade. ?Vocês serão permanentemente procurados por pessoas em crise, mas que têm o direito em sua plenitude?, salientou.

Também estiveram presentes na solenidade de posse o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal; o presidente do Tribunal de Justiça do RS em exercício, Guinther Spode; o subprocurador-geral de Justiça do Estado, Daniel Sperb Rubin; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do RS, Patrícia Kettermann; o diretor-geral da Defensoria Pública do Estado, Lisandro Luís Wottrich; a corregedora-geral da instituição, Dirce Dione Martins; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB-RS), Renato da Costa Figueira.



Fonte: TCE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente do TCE-RS participa da cerimônia de posse dos novos defensores públicos do Estado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcers/presidente-do-tce-rs-participa-da-cerimonia-de-posse-dos-novos-defensores-publicos-do-estado/ Acesso em: 29 mar. 2024