TCE/RS

Presidente do TCE-RS recebe representantes do Núcleo de Auditoria Cidadã da Dívida Pública

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, recebeu nesta segunda-feira (26) o presidente do Núcleo de Auditoria Cidadã da Dívida Pública, João Pedro Casarotto, e representantes da Associação dos Servidores da Corte (Astc) e do Centro dos Auditores Públicos Externos (Ceape) para tratar do tema da dívida pública do Rio Grande do Sul com a União.


O presidente do Ceape, Amauri Perusso, enfatizou a necessidade de ações que ajudem a  recompor a situação das finanças públicas do Estado e sugeriu que o contrato original da dívida seja refeito. ?Também  é importante e necessário que ajudemos a sociedade a compreender esse tema e, também, precisamos ajudar o próprio governo nas futuras negociações que enfrentará, quer seja pelo refazimento do contrato, quer seja por outra solução que nos retire esta oneração?, disse.
 Casarotto disse que a União não pode praticar juros sobre a dívida pública dos estados e defendeu a necessidade de uma investigação completa do assunto. Para ele, isto garante credibilidade ao processo.
O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, disse que, dentro de sua capacidade, a Corte irá se aprofundar na análise do tema. ?Nós nos ocupamos desta matéria de alguma forma desde a década de 1990 e nos pareceres prévios ao longo do tempo. Este é um assunto que envolve aspectos jurídicos, econômicos, políticos, todos eles imbricados e interessa ao Tribunal, pois não é apenas um tema do Estado, é também um tema de Estado e vamos contribuir com o que for possível para o avanço deste processo?, frisou.

Letícia Giacomelli – Assessoria de Comunicação Social TCE-RS



Fonte: TCE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente do TCE-RS recebe representantes do Núcleo de Auditoria Cidadã da Dívida Pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcers/presidente-do-tce-rs-recebe-representantes-do-nucleo-de-auditoria-cidada-da-divida-publica/ Acesso em: 19 abr. 2024