Oliboni homenageia Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS e Dr. Newton Terra | Portal Jurídico Investidura - Direito

Oliboni homenageia Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS e Dr. Newton Terra

O deputado Aldacir Oliboni (PT) entregou a Medalha da 53ª Legislatura da Assembleia do RS ao médico gerontologista e professor da PUCRS Newton Terra, na noite desta quarta-feira (27). A homenagem estende-se ao Instituto de Geriatria e Gerontologia do Hospital São Lucas que completou 40 anos na data de ontem. A distinção foi entregue durante abertura do XV Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia.

A previsão da Organização Mundial da Saúde é de que em 20130 o Brasil tenha 25 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Neste sentido, pesquisa e atendimentos adequados para que os idosos tenham boa qualidade de vida são imprescindíveis. Para o deputado Oliboni, esta perspectiva deve ser entendida também no âmbito social o que motivou a homenagem.

“Terra, assim como o próprio IGG, é uma referência no Estado e entregando essa medalha manifestamos, mais uma vez, nosso total apoio à qualificação no atendimento aos idosos. Isso inclui a luta pela ampliação do Instituto em um futuro próximo, a manutenção e aprofundamento da pesquisa e o atendimento com maior cobertura pelo SUS”, destacou o parlamentar.

Durante o ato de abertura, o médico retomou aspectos importantes da história do Instituto, ressaltou o papel social da entidade e também agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa. “Nossa missão é manter a excelência e procurar cada vez mais a qualidade. Nossa atividade é, sobretudo, humana. Dividir e respeitar são aprendizados desses 40 anos e realizamos isso unindo ciência, humanismo e espiritualidade”, disse Terra.

O simpósio tem a participação de cerca de 260 pesquisadores, dos quais grande parte lotou o auditório na abertura. Estiveram presentes no ato, o médico fundador do Instituto, Yukio Moriguchi; o professor doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Ovidio Costa; o chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, Satoshi Murosawa; e  o pró reitor de pesquisa, inovação e desenvolvimento da PUCRS, professor Dr. Jorge Nícolas Audi.


INSTITUTO - O Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) foi criado em 27 de novembro de 1973, através de um protocolo firmado entre os governos do Japão e do Brasil, para intercâmbio médico-científico e, no dia 1º de dezembro de 1975, foi inaugurado oficialmente. Este foi o primeiro projeto de cooperação estabelecido pela JICA (Japan International Cooperation Agency) para a América Latina.


Instituição pioneira na América Latina, o IGG é uma unidade acadêmica da PUCRS, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, que se dedica a diferentes ações interdisciplinares relacionadas à pesquisa, ao ensino de pós-graduação (residência, especialização, mestrado e doutorado), à extensão na área do envelhecimento e à assistência. Em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS, mantém o Serviço de Geriatria que presta assistência ambulatorial e hospitalar à população idosa (Centro de Referência do Ministério da Saúde).


NEWTON TERRA - Graduado em medicina pela PUCRS, é mestre em Educação e doutor em Gerontologia Biomédica também pela PUCRS. De 1985 até 2005 foi Coordenador dos Cursos de Especialização em Geriatria e Gerontologia do Instituto. Atualmente é diretor do IGG, cargo que ocupa desde junho de 2007. Atua nas áreas de envelhecimento, geriatria preventiva, metabolismo de lipídeos e aterosclerose.




Fonte: AL/RS
Seção: Notícias
Categoria: AL/RS

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Oliboni homenageia Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS e Dr. Newton Terra. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 05 Dez. 2013. Disponível em: investidura.com.br/noticias/330-alrs/316299-oliboni-homenageia-instituto-de-geriatria-e-gerontologia-da-pucrs-e-dr--newton-terra. Acesso em: 04 Jun. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO