AL/RS

Deputada Marisa integra missão governamental à China

Comitiva liderada pelo governador embarca para o país asiático nesta quinta

 



A deputada Marisa Formolo (PT) integra, a partir desta quinta-feira (28), a missão governamental à China. A comitiva de 70 pessoas, formada pelo governador Tarso Genro, empresários, deputados, secretários de Estado e representantes de parques tecnológicos de universidades gaúchas embarcam, às 18h45min. O objetivo é trazer resultados para a política externa e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

 

As atividades da comitiva serão realizadas em Pequim, Xangai e Wuhan, capital de Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul, desde 2001. Os eixos prioritários envolvem infraestrutura; atração de investimentos e promoção das exportações; intercâmbio na ciência e tecnologia; parceria estratégica com Hubei. A China é o maior parceiro comercial do Estado, sendo o destino de 20% das exportações gaúchas.

 

Em coletiva concedida na quarta-feira (27), o governador Tarso destacou que o RS vive um momento muito favorável no setor agropecuário, com um crescimento tecnológico em destaque no cenário nacional e que a viagem será importante para ampliar acordos comerciais. “Estamos muitos satisfeitos com o interesse dos chineses em nossa presença. Vamos trabalhar intensamente numa relação direta, nos marcos da política externa do governo brasileiro”, afirmou o governador.

 

A deputada Marisa, que presidiu a Comissão Especial do Ensino Profissional, acompanhará agendas que visam a aproximação entre os parques tecnológicos chineses e gaúchos. “Essas visitas técnicas preveem rodadas de negócios, transferência de tecnologia e atenção especial à indústria criativa. “É preciso avançar e atrair os chineses para investir no Estado, mas para isso precisamos saber o que nossos profissionais precisam para atender à demanda chinesa”, argumenta Marisa.

 

Marisa, autora de projeto que institui a política de apoio à cadeia produtiva do bambu no RS, pretende articular encontro com representantes do governo chinês para estreitar laços com a cadeia produtiva gaúcha. “Os benefícios do bambu são imensos e devem ser tratados com uma oportunidade de trabalho e renda para a agricultura familiar, por isso precisa ser incentivada”, relata a Deputada.

 

Em abril de 2011, a presidenta Dilma Rousseff assinou um termo de cooperação bilateral com a China na área de desenvolvimento com o bambu. “Precisamos aproveitar este memorando para promover, desenvolver e facilitar a inovação do setor, em especial em pesquisa e produção para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado, com incentivos para a agricultura familiar”, afirma a parlamentar.

 

A comitiva embarca em um voo, que sai da Capital, com conexões em São Paulo e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A chegada em Pequim está prevista para o sábado, dia 30, por volta das 15h. O retorno será no dia 9 de dezembro. As passagens da deputada Marisa foram adquiridas com recursos próprios.

 

 

Principais atividades da missão:

 

• Domingo (1/12), Pequim: A embaixada do Brasil na China irá oferecer um coquetel de boas-vindas para a comitiva do governador. Tarso e o embaixador irão se reunir em reservador antes do evento.

 

• Segunda-feira (2/12), Pequim: Visita a empresa automobilística Foton, pela manhã. Nesse dia, está prevista ainda palestra do governador Tarso Genro na Universidade do Povo da China, à tarde.

 

• Terça-feira (3/12), Pequim: Pela manhã, o governador inaugurará o stand do Rio Grande do Sul na Coifair. Logo após, fará reunião com representantes do Partido Comunista. Tarso convidará governadores de províncias chinesas a visitarem o RS.

 

• Quarta-feira (4/12), Pequim: Visita à empresa Rede Energia, do setor fotovoltaico. O objetivo é atraí-la para instalação no Tecnosinos.

 

• Quinta-feira (5/12), Wuhan: Visita à empresa YOFC, uma das maiores fábricas de fibra ótica do mundo. A empresa manifestou interesse em montar fábrica no Brasil.

 

• Sexta-feira (6/12), Wuhan: Visita a Dong Feng Motors, maiores empresa estatal chinesa do setor de automóveis. Eles têm interesse em instalar fábrica na América Latina.

 

• Sábado (7/12), Wuhan: Dia mais cultural, visando a aproximação cultural com a capital da província de Hubei. Na agenda, visitas a Torre Amarela, ao museu provincial e à Casa do Cidadão.

 

• Domingo (8/12), Xangai: Encontro com a cônsul-geral brasileira em Xangai

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Deputada Marisa integra missão governamental à China. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/deputada-marisa-integra-missao-governamental-a-china/ Acesso em: 20 abr. 2024