AL/RS

Programa sobre fontes e chafarizes da capital estreia no sábado na TV Assembleia






No sábado à noite (30), às 21 horas, estreia, na TV Assembleia, o Cultura em Pauta sobre fontes e chafarizes. O programa vai mostrar oito chafarizes que ornamentaram as praças de Porto Alegre no século XIX. As peças foram importadas da França e deram um ar refinado à capital. Eles foram instalados entre 1864 e 1866 e ajudavam na distribuição pública de água potável.


Apenas um deles era em mármore de Carrara e foi importado da Itália. O chafariz “O Guaíba e seus afluentes” já esteve na Praça da Matriz, e, desde 1936, está instalado na Praça Dom Sebastião, no centro da capital.


As outras sete peças hidráulicas neoclássicas eram em ferro fundido, importadas da França e produzidas pela Fundição Antoine Durenne. Desses sete chafarizes monumentais, o único que ainda existe é o chafariz Imperial, que hoje está no Parque Farroupilha. Os outros seis desapareceram sem deixar vestígios, mas modelos similares a eles foram conservados em Pelotas e Rio Grande.


Um pequeno chafariz que consta do catálogo de 1887 da Fundição L. Thiriot, de Paris, também ornamenta o Parque Farroupilha. O Chafariz do Menino com a Concha tem como tema a mitologia grego-romana.


Além dos chafarizes, o Rio Grande do Sul também importou da França, no início do século XX, estátuas e luminárias em ferro fundido. A Biblioteca Pública do Estado, por exemplo, recebeu duas estátuas-candelabro que constam do catálogo de 1900 das Fundições do Val D’Osne . Além delas, a escultura que ornamenta a fonte interna do edifício também é em ferro fundido e foi projetada pelo artista Giuseppe Gaudensi em 1915.


Já no vestíbulo do Palácio Piratini, sede do governo estadual, estão quatro candelabros produzidos pelas Fundições do Val D’Osne, e duas estátuas-candelabro localizadas nos dois lados da escadaria central. As esculturas representam ninfas e foram importadas da Fundição Durenne em 1912. Ainda no Palácio, encontramos no jardim uma peça francesa instalada em 1911. Um modelo igual à Fonte da Egípsia consta dos catálogos das Fundições do Val D’Osne.


Na escadaria de acesso à Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, também estão duas estátuas-candelabro idênticas. São meninos segurando tochas-luminárias. As esculturas estão no local desde 1913 e também foram projetadas pelas Fundições do Val D’Osne.


Porto Alegre tem outras fontes do início do século XX que ainda estão preservadas. Uma delas é a Fonte da Samaritana, que está na Praça da Alfândega desde 1935. Outra é a Fonte Talavera, um presente da comunidade espanhola à cidade no centenário da Revolução Farroupilha.


E no Solar dos Câmara – prédio de 1818 que pertence à Assembleia Legislativa desde 1981 – e é considerado o mais antigo edifício residencial da capital, também estão preservados um chafariz e uma fonte. O chafariz, em forma de flor de lótus, está no Jardim do Solar. Já a fonte, ornamentada com a estátua do Pai Cabinda, uma entidade africana, está em frente à biblioteca, espaço que era ocupado pela antiga senzala do casarão.


Porto Alegre mudou muito desde o século XIX. Hoje, a influência da cultura francesa na cidade é bem menor. Preservar as elegantes peças em ferro fundido que decoram a capital é garantir às gerações futuras o conhecimento do estilo sofisticado dos anos 1800. Não perca, neste sábado, às 21 horas, o Cultura em Pauta sobre fontes e chafarizes do século XIX!


Serviço:




  • Cultura em Pauta – Fontes e Chafarizes


  • TV Assembleia: sábado, 30 de novembro, 21 horas


  • Reportagem: Márcia Schmidt


  • Imagens: Adriano Saul, Carlos Kurtz e Luciano Carrill (TV Câmara Pelotas)


  • Edição de imagens: Lu Lima

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Programa sobre fontes e chafarizes da capital estreia no sábado na TV Assembleia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/programa-sobre-fontes-e-chafarizes-da-capital-estreia-no-sabado-na-tv-assembleia/ Acesso em: 29 mar. 2024