AL/RS

Miki: UPM cria fóruns sobre situação dos estudantes nos países do Mercosul e do tráfico de drogas




A União Parlamentar do Mercosul (UPM), que congrega representantes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, reunida em assembleia extraordinária na sede do Legislativo catarinense, decidiu criar dois fóruns permanentes de discussão. O primeiro para acompanhar a situação dos Estudantes do Mercosul, e o segundo sobre a legalização das drogas como forma de combate ao tráfico de entorpecentes.

Os estudantes brasileiros buscam no exterior, principalmente na Bolívia, o sonho de ser médico a um custo acessível. Kennedy Nunes (PSD), que recentemente esteve Santa Cruz de la Sierra e conversou com estudantes brasileiros, informou que a UPM organiza missão especial à Bolívia para o início de fevereiro, quando recomeçam as aulas naquele país. “Vamos convidar deputados federais, senadores e representantes dos ministérios da Educação e da Saúde”, declarou, acrescentando que é necessário envolver nessa missão os parlamentos dos países membros da UPM.

De acordo com o deputado Miki Breier (PSB-RS), presidente da UPM, os parlamentares decidiram criar ainda um fórum de discussão sobre a legalização de drogas, a fim de acompanhar o debate que está sendo proposto por Argentina e Uruguai.

Segundo o edil Javier Siniestro Lemaire, da Junta de Soriano, o Uruguai não legalizou as drogas, apenas regularizou o comércio e o consumo da maconha. “Precisamos acompanhar esse processo”, argumentou Kennedy Nunes, referindo-se aos efeitos que a decisão uruguaia produzirá nos países vizinhos.


Homenagens


Por iniciativa do deputado da província de Buenos Aires, German Lopez, a União Parlamentar do Mercosul homenageou o deputado Joares Ponticelli (PP), presidente do legislativo barriga verde. Conforme registrou Lopez, foi a Assembleia catarinense que deu suporte e apoiou decisivamente os primeiros passos da UPM.

Os representantes do departamento de Soriano, no Uruguai, homenagearam o Barão de Mauá, que nos anos 1850 expandiu os seus negócios para a antiga província Cisplatina, estabelecendo, em Montevidéu, o Banco Mauá. Mauá nasceu em 28 de dezembro de 1813, em Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. As homenagens uruguaias integram o bicentenário de nascimento deste mítico empreendedor brasileiro.



*Com Vanessa Morais e Vítor Santos, Agência Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Miki: UPM cria fóruns sobre situação dos estudantes nos países do Mercosul e do tráfico de drogas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/miki-upm-cria-foruns-sobre-situacao-dos-estudantes-nos-paises-do-mercosul-e-do-trafico-de-drogas/ Acesso em: 25 abr. 2024