AL/RS

Lançada Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher em Santa Catarina


Santa Catarina é o segundo estado que agora conta com uma Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A Frente Parlamentar dos Homens constituída na Assembleia Legislativa catarinense foi lançada nesta segunda-feira (02), em Florianópolis.

Durante a cerimônia, foi ressaltada a importância do espaço político e plural para assegurar a discussão dos temas ligados ao combate à violência contra mulheres e meninas, pautados pelos movimentos sociais e de gênero no estado vizinho. O coordenador da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edegar Pretto (PT), participou do lançamento e saudou a iniciativa do deputado estadual do PT catarinense, Padre Pedro Baldissera, e demais deputados que assinaram a proposição. “É com imensa alegria que participo deste lançamento, representando o Grupo de Trabalho da Frente gaúcha. O colega deputado Padre Pedro é mais um homem de coragem nessa luta por uma sociedade sem machismo e sem violência doméstica”, disse Edegar.


O estado de Santa Catarina não conta com delegacia especializada no atendimento à mulher vítima de violência, como previsto na Lei Maria da Penha. O atendimento às mulheres é feito em delegacias, junto com jovens infratores e idosos porque eles, da mesma forma, precisam de atenção específica. O estado também não possui uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, e até bem pouco tempo não possuía defensoria pública. Mesmo sendo o terceiro estado do país em número de casos de estupro, não possui rede de proteção à mulher. “É tarefa do Estado e instituições desenvolverem ações concretas para atacar o problema. Com a criação da Frente Parlamentar Santa Catarina dá um passo adiante no processo de combate à violência de gênero”, avalia Edegar Pretto.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Lançada Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher em Santa Catarina. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/lancada-frente-parlamentar-dos-homens-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher-em-santa-catarina/ Acesso em: 20 abr. 2024