AL/RS

Sessão do Estudante e Prêmio de Responsabilidade Social marcam a semana do Parlamento











Entre os dias 11 e 14 de novembro, o Parlamento gaúcho desenvolve uma série de atividades, como a realização, na segunda-feira (11), da 42ª edição do projeto Deputado Por Um Dia, que aproxima os estudantes da atividade parlamentar. Na quarta (13), a Comissão de Representação Externa para acompanhar a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart estará em São Borja e, à noite, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio de Responsabilidade Social no Teatro Dante Barone. Também estão previstos, ao longo da semana, eventos no estande do Legislativo na Feira do Livro de Porto Alegre.


Veja a programação completa:


SEGUNDA-FEIRA (11)


Comissões parlamentares


A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB), realiza audiência pública para tratar do abigeato e excesso de javalis e capivaras na região. Na Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, às 9h30.


A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado José Sperotto, promove audiência pública para debater a legislação sobre sanidade animal, em especial a questão do transporte e exame de anemia infecciosa nos equinos. Às 19 horas na Câmara de Vereadores de Taquari.


A Comissão Especial para tratar da Mobilidade Urbana, presidida pelo deputado Vinicius Ribeiro (PDT), realiza audiência pública com enfoque no transporte não motorizado e sua inserção na mobilidade urbana, com os painelistas Pau Noy e Ton Daggers. Às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Pelotas.


Deputado por um dia
A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, promove a 42ª edição do programa Deputado Por Um Dia. As atividades têm início às 8h30, com a recepção às escolas e o recebimento de projetos de lei elaborados pelos estudantes. Após, às 9h30, haverá a abertura oficial, no Memorial do Legislativo. A partir das 10 horas, os alunos acompanharão palestra do presidente da Escola do Legislativo, deputado Mano Changes (PP), que abordará o tema A Música Contra o Crack, no Memorial do Legislativo. Às 11h30, haverá a Reunião de Líderes, na Sala da Presidência para definição da Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante.


A Sessão do Estudante se realiza a partir das 14 horas no Plenário 20 de Setembro, com votação das proposições elaboradas pelos alunos e professores das cinco escolas sorteadas para as atividades do semestre.  


Galeria dos Municípios
Abertura da exposição do município Bom Retiro Sul, às 17 horas, na Galeria dos Municípios. A mostra pode ser conferida até quinta-feira (14) na entrada do Palácio Farroupilha, das 8h30 às 18h30. Entrada Franca.
 
Exposição
A Assembleia Legislativa, em parceria com o Museu Júlio de Castilhos, com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, e com o apoio do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, realiza a exposição fotográfica Conflito de 1923: Imagens históricas, no Solar dos Câmara. A mostra assinala os 90 anos do episódio histórico rio-grandense, ocorrido no contexto da República Velha no Brasil. A mostra pode ser conferida, gratuitamente, das 8h30 às 18h30, até o dia 14 de novembro.


Feira do Livro
A Assembleia Legislativa participa da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. ÀS 18 horas, o Memorial do Legislativo faz o lançamento da obra “Gaspar Silveira Martins”, coleção Perfis Parlamentares. No estande próprio na Praça da Alfândega.


JB Scalco
Até o dia 29 de novembro está aberta para visitação a exposição “O negro através dos tempos”, na sala JB Scalco do Solar dos Câmara. A mostra é parte da programação em comemoração à Semana da Consciência Negra. O horário para visitação é das 8h30 às 18h30, e a entrada é gratuita.


TERÇA-FEIRA (12)


Comissões parlamentares
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Ana Affonso (PT), realiza audiência pública para tratar da implantação compulsória do Ensino Médio Politécnico e a avaliação emancipatória, às 10 horas, no Teatro Dante Barone. Antes, às 9 horas, ocorre reunião ordinária da Comissão de Educação na sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar.


A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Heitor Schuch (PSB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Maurício Cardoso, 4º andar.


A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado José Sperotto (PTB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Sarmento Leite, 3º andar.


Reuniões da Mesa e de líderes
Às 10 horas, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana.


Prêmio Líderes e Vencedores
Os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), e da Federasul, Ricardo Russowsky, concedem entrevista coletiva, às 12 horas, no sexto andar da Federasul, quando serão anunciados os 15 agraciados com o 19º Prêmio Líderes e Vencedores, edição 2013.


Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, coordenada pelo deputado Miki Breier (PSB), será instalada às 13 horas, no salão Júlio de Castilhos. Também haverá o lançamento da exposição “As estatísticas têm rosto”, que ocorre no Vestíbulo Nobre, alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito.


Sessão plenária
Às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se a sessão plenária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Ernani Polo (PP) que vai homenagear a Federação Gaúcha de Futebol.


Feira do Livro
Às 18 horas, relançamento da obra “Coletânea de poesia gaúcha contemporânea”, organizado por Dilan Camargo e da edição comemorativa aos 100 anos de “Lendas do sul”, de João Simões Lopes Neto. No estande próprio na Praça da Alfândega.


QUARTA-FEIRA (13)


Comissões parlamentares
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza audiência pública para tratar da situação dos imigrantes senegaleses no estado. Às 9h30, na sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar. Antes, às 9 horas, reunião ordinária da comissão no mesmo local.


A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Daniel Bordignon (PT), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Maurício Cardoso, 4º andar.


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB) realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Sarmento Leite, 3º andar.


A Comissão Mista de Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Dr. Basegio (PDT), realiza reunião ordinária às 11 horas, na sala José Lutzenberger, 4º andar.


A Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Álvaro Boessio (PMDB), realiza reunião ordinária às 11 horas, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.


A Comissão Mista de Participação Legislativa Popular, presidida pelo deputado Dr. Basegio (PDT) e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizam audiência pública para tratar da falta de reumatologista e do acesso à medicação para lúpus na rede pública de saúde. Às 18h30, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo.


A Comissão de Segurança e Serviços Públicos promove audiência pública para tratar da duplicação da BR 386. O debate acontece na Câmara de Vereadores do município de Fazenda Vila Nova, às 19 horas.


A Comissão de Representação Externa para acompanhar a exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, presidida pela deputada Juliana Brizola (PDT), estará em São Borja para acompanhar a investigação sobre a morte de Jango.


Homenagem
O deputado Mano Changes (PP) homenageia atletas da Federação Gaúcha de Judô. Às 13 horas, no salão Júlio de Castilhos.


Medalha
O deputado Miki Breier (PSB) faz homenagem póstuma a Luis Alberto Ribeiro, com a Medalha da 53ª Legislatura. Na sala da Presidência, 17h30.


Sessão plenária
Às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão plenária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pela deputada Elisabete Felice (PSDB).


Feira do Livro
Às 18 horas, lançamento do livro do “Sistema Informatizado de Anais da ALRS”, pelo Memorial do Legislativo.  No estande próprio na Praça da Alfândega.


Responsabilidade Social
Cerimônia de entrega do Prêmio de Responsabilidade Social, promovido anualmente pela Assembleia em parceria com uma comissão formada por entidades da sociedade civil organizada e governo. A iniciativa busca desenvolver projetos voltados para o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. No Teatro Dante Barone, às 19 horas.


QUINTA-FEIRA (14)


Comissões parlamentares


A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), realiza audiência pública para tratar dos bombeiros voluntários, às 10 horas, na sala Maurício Cardoso, 3º andar. Antes, reunião ordinária da comissão às 9 horas.


A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Marlon Santos (PDT), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Alberto Pasqualini, 4º andar.


A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB), realiza audiência pública para tratar do Fundoleite, às 10 horas, na sala José Lutzenberger, 4º andar. Antes, às 9 horas reunião ordinária no mesmo local.


Sessão plenária
Às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão plenária. “Pelas Estradas do Rio Grande” é o tema do Grande Expediente, ocupado pelo deputado Edson Brum (PMDB).


SEXTA-FEIRA (15)


Feriado de Proclamação da República.


* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sessão do Estudante e Prêmio de Responsabilidade Social marcam a semana do Parlamento. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/sessao-do-estudante-e-premio-de-responsabilidade-social-marcam-a-semana-do-parlamento/ Acesso em: 28 mar. 2024