PGE/MG

TJMG mantém exigibilidade de multa aplicada pelo Procon

“A conclusão do processo administrativo e a imposição da penalidade administrativa cabível decorre do mérito da Administração, que não pode ser controlado pelo Judiciário, a quem só compete o exame da legalidade do ato.” Com essa posição, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) restabeleceu a exigibilidade da multa aplicada pelo PROCON estadual possibilitando a inscrição da penalidade em dívida ativa. A decisão deu provimento ao recurso de agravo de instrumento nº 1.0702.12.088210-6/001.

No recurso, o Procurador Wendell de Moura Tonidandel expôs que a multa foi aplicada por órgão competente em decorrência de infrações contra o Código de Defesa do Consumidor. Assim, sustentou que a penalidade atende aos preceitos legais, não havendo qualquer elemento que comprove a abusividade da sanção pecuniária.

De acordo com os argumentos apresentados pelo Procurador, a relatora, Desembargadora Albergaria Costa ressaltou a ausência de irregularidade no processo administrativo, que justificasse a atuação do Judiciário.

Fonte: PGE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TJMG mantém exigibilidade de multa aplicada pelo Procon. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/pgemg/tjmg-mantem-exigibilidade-de-multa-aplicada-pelo-procon-2/ Acesso em: 19 abr. 2024