Termina a XXIV Assembleia-geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs)

Termina a XXIV Assembleia-geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs)

A XXIV Assembleia-geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), realizada em Cusco, no Peru, teve encerramento na última quinta-feira (27). A sessão administrativa da Assembleia-geral aprovou, entre outros temas, o projeto de orçamento da organização para 2015 e os relatórios de comitês, comissões e grupos de trabalho. Também foi apresentado o relatório de atividades da presidência e o andamento das atividades de preparação para a Jornada Eurosai-Olacefs, a ser realizada em junho de 2015, no Equador, e para a próxima Assembleia-geral ordinária da Olacefs, que será realizada em novembro de 2015, no México.

Um dos destaques das discussões que ocorreram durante a XXIV Assembleia-geral da Olacefs foi a instituição de uma rede latino-americana de combate à corrupção. A proposta do ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidente da Olacefs, é que as redes de instituições públicas já existentes em diversos países reúnam-se em uma grande rede para fortalecer a cooperação interinstitucional no combate à corrupção na região.

O EUROsociaAL – programa de cooperação da União Europeia para a coesão social na América Latina – também tem contribuído para a formatação inicial da rede. Segundo José de la Mata, representante da EUROsociAL na Assembleia-geral da Olacefs, o mais importante nesse processo inicial de integração é que as redes e as entidades fiscalizadoras envolvidas aprimorem a coordenação interinstitucional e definam as linhas de ação prioritária. A assembleia da Olacefs aprovou um documento produzido pela EUROsociAL contendo recomendações voltadas para o aperfeiçoamento das instituições de fiscalização da região. Também foi aprovada a instituição de uma comissão para acompanhar as recomendações do estudo da EUROsociAL e planejar as próximas etapas para a formação da rede.

Secom 
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: [email protected]

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

 

 



Fonte: TCU
Seção: Notícias
Categoria: TCU

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Termina a XXIV Assembleia-geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 26 Dez. 2014. Disponível em: investidura.com.br/noticias/318-tcu/325720-termina-a-xxiv-assembleia-geral-da-organizacao-latino-americana-e-do-caribe-de-entidades-fiscalizadoras-superiores-(olacefs). Acesso em: 14 Jul. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO