TCU

TCU realiza Diálogo Público em São Paulo (SP)





Já estão abertas as inscrições para o Diálogo Público – para a melhoria da governança pública, que ocorrerá no dia 29 de novembro, em São Paulo (SP), no Teatro Raul Cortez (antigo Teatro da Fecomércio). O Diálogo Público é uma realização do Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, além de contar com a participação do governo local e demais prefeituras.

O diálogo entre os órgãos de fiscalização e os gestores é fundamental na prevenção de irregularidades. Por essa razão, nesta edição, haverá debates entre órgãos fiscalizadores, gestores e demais agentes responsáveis pela aplicação de recursos públicos no estado de São Paulo, sobre temas como o papel do gestor e do auditor, controle interno, licitações e contratos e convênios.

O objetivo do evento é abrir um canal de comunicação entre gestores, a fim de evitar que problemas comuns levantados pelos órgãos de fiscalização se repitam a cada ação de controle, resultando em irregularidades como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projetos básico ou executivo, e estudos ambientais inadequados.

Segundo o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, “a ideia é que façamos uma ação pedagógica e preventiva junto a gestores, sem abrirmos mão de apurar a legalidade dos atos da administração”, afirma. O TCU entende que melhorar a governança representará ganhos significativos para a melhoria da administração pública para o desenvolvimento do país.

Mais de quatro mil pessoas já participaram do evento. Antes de São Paulo, o Diálogo Público passou por Porto Alegre (RS), Belém (PA), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).

São Paulo
O estado de São Paulo tem 645 municípios. É o estado com o maior PIB, de R$ 1,2 trilhão, representando um terço das riquezas produzidas no país. Possui hoje mais de 43 milhões de habitantes, o que representa cerca de 22% da população brasileira.

As inscrições para o Diálogo Público podem ser feitas no endereço www.tcu.gov.br/dialogopublico.

Acesse a programação.

Serviço:
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU realiza Diálogo Público em São Paulo (SP). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/tcu-realiza-dialogo-publico-em-sao-paulo-sp/ Acesso em: 25 abr. 2024