TCU

TCU vota na próxima quarta (20) fiscalização em unidades de conservação da Amazônia





A gestão das áreas de proteção na Amazônia passou por avaliação de auditoria coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na quarta-feira (20), o plenário do TCU julgará o relatório com os resultados do trabalho e definirá que medidas serão recomendadas e determinadas aos gestores para melhoria da governança das unidades de conservação avaliadas.

A auditoria avaliou se existem as condições necessárias para que as unidades de conservação localizadas no bioma Amazônia atinjam os objetivos para os quais foram criadas: favorecer a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos.

A Amazônia abriga 247 unidades de conservação federais e estaduais. Para melhor compreender os problemas que afetam a gestão dessas áreas protegidas, uma equipe composta por auditores do TCU e de tribunais de contas dos estados que abrigam o bioma visitou todas as unidades de conservação da região para traçar um panorama inédito do controle exercido pelos órgãos competentes.

Diálogo Público  O assunto será também tema de encontro no dia 21, o Diálogo público – A Governança das Unidades de Conservação no Bioma Amazônia, a partir das 9h na sede do TCU. Especialistas do tribunal e da área ambiental falarão sobre diversas faces da questão, transmitindo dados e informações e trocando experiências.

O Diálogo começa com o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, o ministro-relator da auditoria, Weder de Oliveira, e gestores como o ministro do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, e o governador do Pará, Simão Jatene. O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin, integrantes de organizações ambientais e representantes de comunidades de áreas protegidas também estarão presentes.

 

Serviço
Auditoria nas Unidades de Conservação no Bioma Amazônia
Sessão: 20/11/2013
Horário: 14h30
Local: TCU, anexo 3, 2º andar, Plenário
Não é necessário credenciamento prévio para acompanhar o julgamento

Diálogo Público – A Governança das Unidades de Conservação no Bioma Amazônia
Data e horário: 21/11/2013, às 9h
www.tcu.gov.br/dialogopublico

 

Secom – DF
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.

 

 

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU vota na próxima quarta (20) fiscalização em unidades de conservação da Amazônia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/tcu-vota-na-proxima-quarta-20-fiscalizacao-em-unidades-de-conservacao-da-amazonia/ Acesso em: 19 abr. 2024