TCU

Presidente do TCU participa de congresso internacional de entidades de fiscalização superior





      Começou nesta sexta-feira (18), o XXI Congresso da Intosai (Organização Internacional de Entidades de Fiscalização Superior), o Incosai, em Pequim, na China. O evento, que ocorre a cada três anos, reúne os chefes das entidades fiscalizadoras superiores (EFS) dos 192 membros da organização, além de membros associados e agências multilaterais. 
      O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), ministro Augusto Nardes, participa do encontro na qualidade de vice-presidente do evento. 
      Em 2013, o Incosai tem como temas principais a governança e a sustentabilidade das políticas financeiras. De acordo com Augusto Nardes, esses encontros multilaterais favorecem tanto o livre intercâmbio de experiências como de melhores práticas entre as EFS dos cinco continentes. “Vamos vivenciar a realidade da cooperação mútua, num ambiente de compromisso com o aprimoramento de nossos profissionais e instituições”, afirma. 
      As atividades do congresso tiveram início com a reunião do Comitê Intosai-Donors, que agrega os principais doadores para os projetos da comunidade das entidades de fiscalização superior.
      Durante as discussões, Augusto Nardes, como presidente da Olacefs, apresentou as prioridades da região para os próximos anos. Entre elas estão as auditorias coordenadas, o 3i Programme – que busca divulgar a implementação de normas oficiais de auditoria –, e o SAI PMF, instrumento para avaliação de desempenho das EFS. 
      À tarde, o TCU apresentou a experiência da auditoria coordenada sobre a medição da produção de petróleo e gás natural e os processos de cálculo e pagamento das receitas governamentais advindas dessa produção, trabalho que está sendo realizado pela Olacefs.
      Ao fim do dia de trabalho em Pequim, foi lançado o Global Call 2013, em que as EFS são chamadas a apresentar seus projetos para buscar financiamento dos doadores. O TCU, em nome da Olacefs, submeteu o primeiro projeto dessa nova rodada, para o financiamento do 3i Programme na região. 
      A reunião do Comitê Intosai-Donors continuará neste sábado, 19 de outubro, oportunidade em que o TCU apresentará as iniciativas de participação cidadã e o andamento dos pilotos do SAI PMF na Olacefs.
      O XXI Incosai – International Congress os Supreme Audit Institutions – ocorre até o dia 26 de outubro. Ao final do encontro será publicada a Declaração de Pequim, documento que registrará as conclusões e deliberações das discussões realizadas durante o congresso e dará suporte para novas ações no âmbito da Intosai.  
      Mais informações em http://www.incosai2013.org.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente do TCU participa de congresso internacional de entidades de fiscalização superior. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/presidente-do-tcu-participa-de-congresso-internacional-de-entidades-de-fiscalizacao-superior/ Acesso em: 29 mar. 2024