TCU

TCU participa de audiência pública sobre transparência de órgãos públicos





A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realizou, na terça-feira (24), audiência pública sobre o nível de transparência dos órgãos governamentais, a qualidade dos gastos públicos e dos serviços prestados. O chefe da Ouvidoria do Tribunal de Contas da União, Eduardo Duailibe, representou o tribunal no encontro.

Para discutir o assunto, foram convidados o professor da PUC-RJ Júlio do Prado Leite e Claudia Cappelli, representante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), que explicou o modelo de referência e avaliação em transparência organizacional que está sendo desenvolvido pela universidade.

A partir desse modelo, será possível aferir o quão transparente é um determinado órgão ou organização e propor ações para melhorar a adoção e a visibilidade de práticas rela¬cionadas à transparência.

Segundo os deputados Vanderlei Macris (SP) e Otávio Leite (RJ), autores do projeto de audiência pública, analisar as estratégias de alocação de verbas públicas, a qualidade dos gastos governamentais e, principalmente, a transparência de todo o processo, é indispensável para discutir adequadamente os mecanismos para o aprimoramento da governança na gestão da informação pública.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TCU participa de audiência pública sobre transparência de órgãos públicos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/tcu-participa-de-audiencia-publica-sobre-transparencia-de-orgaos-publicos/ Acesso em: 20 abr. 2024