TCU

Diálogo Público em Recife: prevenção e boas práticas de gestão





Prefeitos, gestores, representantes de empresas locais e servidores públicos lotaram o auditório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco nessa segunda-feira (2) para participar do Diálogo Público em Recife. Essa foi a quinta capital brasileira a receber o evento em 2013, que reuniu o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, o ministro do TCU José Jorge, o governador do estado, Eduardo Campos, conselheiros do TCE-PE, o presidente do Tribunal de Justiça do estado e equipe técnica.

Temas como governança pública, controle interno, licitações, contratos, convênios e previdência foram abordados, durante o dia, para cerca de trezentos participantes. Para o presidente do TCU, o objetivo é agir de forma preventiva e buscar as boas práticas de gestão. “Viemos para conversar com gestores e também para ouvir, aprender e fazer esse sincronismo entre o TCU, TCEs e clientela para, assim, elevarmos o Brasil. Buscamos orientar para que não haja desvios, fraude e corrupção. Para que sobrem mais recursos para educação, saúde, meio ambiente e setores fundamentais”, afirmou.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, lembrou a importância da aproximação dos órgãos de controle com gestores públicos para melhoria dos serviços prestados à sociedade. “Temos que ajudar a deixar o estado brasileiro menos analógico e mais digital. Para que os serviços públicos tenham efetividade, qualidade e controle efetivo, é preciso que a sociedade participe não só do planejamento, mas também que faça o legítimo controle social das políticas públicas. Isso só será possível com transparência e boas práticas de governança”, reforçou.

Para o vice-presidente da Atricon e representante do IRB, Valdeci Barbosa, na atuação dos tribunais de contas existem três formas de diálogo. Primeiro, por meio do diálogo com a Constituição e as leis, avaliando-se a conformidade e a regularidade dos atos de gestão. Segundo, quando conversa com a sociedade, estimulando e fomentando o exercício do controle social. E por último, o diálogo dos tribunais de contas com os gestores públicos. “Nessa hora os tribunais usam o chapéu do pedagogo, da parceria, da integração e do auxilio mútuo com a gestão pública”, explicou Barbosa. “Gestão e controle fazem parte do mesmo barco. Todos objetivam promover o bem comum”.

De acordo com o ministro Augusto Nardes, a atuação preventiva e as auditorias coordenadas devem ajudar a mostrar ao Brasil um retrato dos entraves e das boas práticas em áreas importantes como educação, saúde, segurança pública e meio ambiente. “Vamos continuar vendo a legalidade, mas se nós pudermos induzir e dar condições de mostrar onde estão os grandes problemas da administração brasileira, podemos ajudar a aperfeiçoar o Brasil, tornando-o mais competitivo”, concluiu.

Próximas capitais
As próximas edições do Diálogo Público em 2013 serão realizadas nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e São Paulo (SP). Antes de Recife (PE), o Diálogo Público passou por Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Belém (PA) e Brasília (DF).

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook

 

 

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Diálogo Público em Recife: prevenção e boas práticas de gestão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/dialogo-publico-em-recife-prevencao-e-boas-praticas-de-gestao/ Acesso em: 29 mar. 2024