TCU

comércio exterior: painel apresenta perspectivas para o Brasil e atendimento a brasileiros no exterior





A primeira palestra da tarde do seminário Gestão por resultados no serviço exterior brasileiro: a importância da tecnologia da informação foi conduzida pela jornalista do jornal Valor Econômico Cláudia Safatle. Ela tratou das perspectivas para o País, com a reconfiguração da economia mundial, pós-crise de 2008.

A jornalista enfatizou que a economia brasileira não passa pelo melhor momento. Segundo ela, o País só apresenta crescimento quando o mundo, de forma geral, também está crescendo. “Na época de bonança, todos crescem. Na época de desaceleração, os que estão na lanterninha são os que mais pagam. É perigoso para as nações em desenvolvimento. Se alguém me perguntar o que o Brasil precisa fazer para enfrentar esse momento, eu diria: investir em infraestrutura e em educação”, afirmou.

Após a apresentação da jornalista, foi realizado o painel “Gestão consular: atendimento a nacionais no exterior”, composta pelos representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Sergio Danese e  Eduardo Hosannah, pelo deputado federal Hugo Napoleão e pelo embaixador da República Italiana no Brasil, Rafaelle Trombetta.

O moderador da mesa, embaixador Danese, destacou a pertinência do painel para o evento e para a evolução dos trabalhos em TI do MRE. “Queria agradecer ao TCU pela oportunidade de discutir o assunto. Cada vez mais, o número de brasileiros que vão ao exterior tem aumentado. O aumento causa maior pressão e demanda de serviços para o Itamaraty. Essas demandas, muitas vezes, só são resolvidas com soluções de TI”, disse.

O embaixador Hosannah apresentou uma das ações desenvolvidas pela MRE para facilitar a comunicação com brasileiros que vão ao exterior: o Sistema de Controle e Emissão de Documentos e Viagem (SCEDV). Esse sistema possibilita que cidadãos retirem seus documentos consulares em qualquer representação da embaixada brasileira no exterior, em pouco tempo.

O deputado Hugo Napoleão expôs casos pessoais, em que a atuação da área de tecnologia de informação do Itamaraty lhe foi útil. Ele congratulou o Itamaraty pela evolução no trabalho de TI nos últimos anos. Por fim, o embaixador Trombetta apresentou algumas ações de TI, voltadas aos cidadãos italianos residentes no Brasil. Segundo ele, “o desafio é ficar na primeira linha da modernidade e da tecnologia de informação, para oferecer melhores serviços”.

 

 

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: TCU

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. comércio exterior: painel apresenta perspectivas para o Brasil e atendimento a brasileiros no exterior. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcu-noticias/comercio-exterior-painel-apresenta-perspectivas-para-o-brasil-e-atendimento-a-brasileiros-no-exterior/ Acesso em: 28 mar. 2024