TRF5

O NAS Informa

O colesterol é uma substância gordurosa que faz parte do organismo. Cerca de 70% dele é produzido pelo organismo, principalmente pelo fígado, e 30% é fornecido pelos alimentos ingeridos.

O colesterol está presente nas moléculas denominadas lipoproteínas, entre as quais duas famílias são mais conhecidas: LDL e HDL. O LDL é conhecido como o “mau” colesterol porque quanto maior sua concentração, maior o risco de doenças cardiovasculares. Já o HDL, é o colesterol “bom” porque remove a substância em excesso, evitando a arteriosclerose que é a formação de placas que obstruem as artérias.

Pessoas com taxas de lipídios (gordura) abaixo de 200 são menos propensas a doenças cardiovasculares do que aquelas com taxas acima de 240. Para evitar problemas com o colesterol é aconselhável manter uma dieta saudável, praticar exercícios e monitorar sua taxa ao menos uma vez ao ano.

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. O NAS Informa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/o-nas-informa-2/ Acesso em: 18 abr. 2024