TRF5

Exposição de arte em ferro reciclado será exibida no TRF5

Na data em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) apresentará uma exposição de esculturas que resultam da reutilização de sucata de ferro, produzidas pelo professor e artista plástico Marcilio Reinaux. Intitulada “Garça Branca”, a mostra reúne dezenas de trabalhos do mestre da Universidade Federal de Pernambuco, que trouxe para as atividades artísticas muito de sua experiência do tempo em que lecionava “História das Artes” e de cursos realizados no Brasil e no exterior.

Ao longo de sua trajetória, Marcilio Reinaux exerceu diversas manifestações artísticas, como pintura, desenho, entalho (gravura em madeira) e escultura. Atualmente, cultiva a paixão pelo “desenho bico-de-pena” e pelas esculturas de ferro marchetado, transformado em obra de arte com aproveitamento criativo de sucata. Algumas obras do artista podem ser vistas no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e na Galeria de Arte Metropolitana do Recife ou espalhadas em diversos edifícios da capital pernambucana. Também participou de exposições coletivas e individuais, a exemplo de duas mostras na cidade de Porto, em Portugal.

A exposição no TRF da 5ª Região faz parte de uma série de iniciativas que visam despertar na população a necessidade de preservar o meio ambiente, através da redução do consumo e reaproveitamento dos recursos naturais. A mostra “Garça Branca – a Arte de Marchetar o Ferro” poderá ser apreciada no período de 21 de setembro a 2 de outubro, das 9h às 19h, no hall de entrada do edifício-sede do TRF5 (Edifício Ministro Djaci Falcão – Av. Cais do Apolo, s/n – Bairro do Recife).

Fonte: TRF5

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Exposição de arte em ferro reciclado será exibida no TRF5. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf5/exposicao-de-arte-em-ferro-reciclado-sera-exibida-no-trf5/ Acesso em: 28 mar. 2024