TRF4

TRF4 promove tarde cultural no Acampamento Farroupilha para moradores da Vila Chocolatão

Hoje (18/9) à tarde um grupo de jovens moradores da Vila Chocolatão aprendeu um pouco sobre a história do negro na cultura e história do Rio Grande do Sul. Por meio do projeto de inclusão social da Vila Chocolatão do tribunal, uma equipe do centro de cultura comunitária Quilombo do Sopapo apresentou palestra, vídeo e oficina abordando aspectos da cultura negra. Atividades especiais como essa, ocorrem no Piquete Pôr-do-Sol da Associação dos Servidores da Justiça Federal do RS (ASSERJUFE), localizado no Acampamento Farroupilha do Parque da Harmonia em Porto Alegre, e continuam durante toda Semana Farroupilha.

Diego Beck
Adolescentes participaram de oficina de percussão durante a tarde

?O Quilombo do Sopapo é um ponto de cultura que existe há quatro anos e meio no bairro Cristal, onde buscamos fazer a inclusão e a integração social dos jovens e adolescentes através da promoção de atividades de educação e comunicação comunitária?, explica Leandro Artur Anton, coordenador do projeto. ?A palestra de hoje foi direcionada a fazer uma reconstrução histórica da participação dos homens negros, como cavaleiros lanceiros, na Revolução Farroupilha, mostrando uma parte da história desse povo no estado?, acrescentou.

Além da palestra, os jovens também assistiram a um documentário sobre o uso de instrumentos musicais de percussão dessa cultura, como o sopapo, no carnaval gaúcho. Após a exibição do filme, o público participou de uma oficina, em que aprenderam a tocar o tradicional instrumento.

Atividades farroupilhas

Já ontem (17/9) à tarde foram as crianças da Creche da Vila Chocolatão que visitaram o Piquete. Uma turma de 14 alunos, com idades entre 4 e 6 anos, passou do meio-dia até às 16 horas participando de um almoço típico, assistindo um vídeo sobre histórias da cultura gauchesca, aprendendo danças e músicas tradicionais do folclore e desenhando e pintando animais da fauna silvestre do estado. Por fim, os pequenos se despediram do acampamento com um café da tarde gaudério.

Foto: Alessandra da Motta
Crianças da creche da Vila Chocolatão visitaram o piquete na tarde de ontem

Fonte: TRF4

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TRF4 promove tarde cultural no Acampamento Farroupilha para moradores da Vila Chocolatão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf4-noticias/trf4-promove-tarde-cultural-no-acampamento-farroupilha-para-moradores-da-vila-chocolatao/ Acesso em: 28 mar. 2024