Criação de conteúdos institucionais para biblioteca digital é tema de palestra | Portal Jurídico Investidura - Direito

Criação de conteúdos institucionais para biblioteca digital é tema de palestra

Na tarde do segundo dia do II Encontro dos Profissionais da Informação da Justiça Federal, no Conselho da Justiça Federal (CJF), um dos palestrantes foi o chefe da Seção da Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur/STJ), José Ronaldo Vieira, que compartilhou a experiência da BDJur nos desafios enfrentados com os bibliotecários da Justiça Federal. O evento está sendo promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF.

O tema tratou da implementação do repositório institucional um sistema que armazena conteúdos em texto integral, em formato digital, de forma que o usuário possa acessar de qualquer lugar, sem ter que ir à biblioteca, e a qualquer hora, eliminando a barreira de espaço e de tempo. 

O segundo ponto abordado na palestra foi o desenvolvimento do repositório, ou seja, a forma de gerir, desenvolver e aumentar o conteúdo para atender ao objetivo de criação. Para isso, José Ronaldo destaca a importância dos recursos aplicados: “a tecnologia é fundamental para ter um sistema adequado que possibilite ao usuário acessar a informação de forma mais rápida” afirmou.

O palestrante citou que, atualmente, na Justiça Federal, o CJF e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região já têm biblioteca digital e “a tendência é que quem não tem ainda, implemente, porque é um caminho sem volta. O usuário quer comodidade e a informação digital traz grandes facilidades para o trabalho diário do usuário que o Judiciário atende” ressaltou.

José Ronaldo alerta sobre os cuidados com o repositório, como definir qual a finalidade, o público que se vai atender e mostra, ainda, outra preocupação com a segurança e a praticidade no acesso das informações: “a ferramenta adotada é que vai atender a esse propósito de forma adequada, no que se refere à questão da pesquisa, da preservação e da integração dos sistemas”, lembrou o palestrante.



Fonte: CJF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Criação de conteúdos institucionais para biblioteca digital é tema de palestra. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 25 Nov. 2013. Disponível em: investidura.com.br/noticias/242-conselho-da-justica-federal/314950-criacao-de-conteudos-institucionais-para-biblioteca-digital-e-tema-de-palestra. Acesso em: 15 Ago. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO