Conselho da Justiça Federal

Auditor do TCU fala sobre governança em TI em palestra motivacional no CJF

Na tarde desta segunda-feira (4/11), o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Cláudio Silva da Cruz, proferiu palestra motivacional sobre boa governança para boas contratações em tecnologia da informação. Organizado pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o evento aconteceu no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, com a presença de servidores do CJF, da Justiça Federal, dos tribunais superiores e de órgãos do Poder Executivo.

A iniciativa, proposta pela Assessoria Técnico-Jurídica do CJF, teve o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do planejamento de contratações que espelhem o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), bem como divulgar a relevância do trabalho multidisciplinar do planejamento dos bens e produtos de TI que serão adquiridos. A palestra foi transmitida, em tempo real, para todo o País, pela Internet.

O evento foi aberto pelo secretário-geral em exercício e secretário de Administração do CJF, Jorge Ricardo Áureo Ferreira, que assinalou a pertinência do tema: “Esta palestra foi proposta com o objetivo de destacar a importância do planejamento de contratações de TI”. Segundo ele, a Justiça Federal avançou recentemente na questão ao propor um modelo de contratações de TI adaptado às necessidades e às especificidades desse segmento. “São compras e produtos de alta complexidade. Mais do que um novo processo de trabalho, o modelo é uma medida normativa definitiva”, observou Jorge Áureo, lembrando que a atualização do modelo ainda será submetida à aprovação do Colegiado do CJF.

Em sua palestra, o auditor do TCU Cláudio Silva da Cruz pontuou a necessidade de adoção das práticas de governança pela Administração Pública. “A governança é onde vamos encontrar solução para as várias ‘doenças’ de contratações de TI. Sem uma boa governança, os riscos ainda são elevados. Ou seja, a governança tem potencial para organizar as instituições públicas, porque o Estado tem obrigação de garantir que os serviços públicos sejam adequados”, explicou Cláudio Cruz. Na opinião dele, a governança no setor público compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão.

De acordo com o palestrante, nos levantamentos sobre governança, a Justiça sempre aparece à frente de muitas outras instituições públicas. “É algo bonito de se ver”, comentou o auditor do TCU. Segundo ele, a produção de resultados em todas as áreas de um órgão depende da tecnologia da informação. “Portanto, as contratações não são apenas responsabilidade da área de TI”, ponderou Cláudio Cruz, que convidou os participantes a refletirem sobre o valor agregado dos custos dessas contratações, as quais somam um total de R$ 18 bilhões para toda a Administração Pública. “Estamos produzindo o efeito esperado?”, questionou.

Conforme levantamento realizado pelo TCU, identificou-se que a tecnologia da informação é uma área estratégica, mas à qual falta planejamento de governança, pessoal, investimento em capacitação, indicadores etc. “Nas organizações em que a liderança participa efetivamente da área é que encontramos os melhores processos de gestão”, apontou. O palestrante informou que a perspectiva é de um cenário futuro positivo. “O TCU tem atuado com outros órgãos para elaboração de novas normas, para ajudar na obtenção de melhores resultados para as instituições”, revelou Cláudio Cruz.

Na palestra, o auditor abordou ainda os requisitos legais para contratar serviços. “A legislação bem utilizada resolve 90% dos problemas”, afirmou. Ao encerrar, Cláudio Cruz disse que é fundamental “catequizar” a Administração Pública sobre a possibilidade de se fazer melhor na área de TI, por meio da governança. “Não tenho visto ninguém arrependido de ter tomado esse caminho”, concluiu.

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Auditor do TCU fala sobre governança em TI em palestra motivacional no CJF. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/auditor-do-tcu-fala-sobre-governanca-em-ti-em-palestra-motivacional-no-cjf/ Acesso em: 29 mar. 2024