Conselho da Justiça Federal

Reunião do Conselho das Escolas da Magistratura Federal é realizada no TRF3

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região sediou na última sexta-feira (25/10) a reunião do Conselho das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf), que foi realizada em São Paulo, na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag). O Cemaf é presidido pelo corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), ministro Arnaldo Esteves Lima, e é composto pelos diretores das escolas da magistratura dos cinco tribunais regionais federais e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

O ministro Arnaldo Esteves Lima disse que o objetivo da reunião é discutir assuntos de interesse comum das atividades das escolas de magistratura das cinco regiões. Segundo ele, essas escolas são fundamentais para o aperfeiçoamento constante dos magistrados, que precisam acompanhar a legislação em constante mudança, assim como os problemas sociais a serem enfrentados. “Os juízes devem se manter atualizados e as escolas são o ambiente próprio para isso”, destacou o ministro.

O diretor da Emag, desembargador federal Mairan Maia, afirmou que a reunião do Cemaf possibilita o intercâmbio de ideias, a uniformização de práticas e procedimentos e a definição de critérios acadêmicos a serem adotados para todos os magistrados federais. “Realizar esse evento em São Paulo, pela primeira vez, foi uma honra e uma oportunidade única para também apresentar a escola aos demais colegas”, agradeceu o magistrado.

Segundo o diretor da Emag, foram discutidas questões relativas à estruturação das escolas de magistratura federal, a definição de critérios acadêmicos, a criação de grupos de pesquisa e a proposta de resolução sobre o afastamento de magistrados para fins de aperfeiçoamento profissional, entre outros assuntos.

Também participaram da reunião os desembargadores federais e diretores das escolas de suas respectivas regiões, Aluísio Gonçalves de Castro Mendes (2ª Região), Carlos Thompson Flores (4ª Região), Mônica Sifuentes (1ª Região); o juiz federal auxiliar da Corregdoria-Geral da Justiça Federal, Jorge Gustavo Serra de Macedo, os juízes federais Vânila de Moraes, Marcos Bruno e Otávio Henrique Martins Port; a secretária do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), Maria Raimunda Mendes da Veiga e a servidora do CEJ, Nêmora Corrêa de Freitas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

 

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Reunião do Conselho das Escolas da Magistratura Federal é realizada no TRF3. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/reuniao-do-conselho-das-escolas-da-magistratura-federal-e-realizada-no-trf3-2/ Acesso em: 18 abr. 2024