Conselho da Justiça Federal

JFSP e TRF3 inauguram protocolo integrado

Foi inaugurado na última sexta-feira (12/2) o “Protocolo Integrado da Justiça Federal de 1º e 2º Graus”, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 22, Centro de São Paulo. O sistema, que começará a funcionar a partir do dia 22/2 na unidade do Juizado Especial Federal da Faculdade de Direito da USP, receberá petições para processos de 1ª e 2ª Instâncias da Justiça Federal com o objetivo de atender aos advogados que possuem escritórios no centro da cidade, além de facilitar o acesso aos profissionais de outras regiões.

Estiveram presentes no evento os juízes federais Renata Andrade Lotufo (diretora do Foro da Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo), Carlos Alberto Loverra (futuro diretor do Foro), Paulo Sérgio Domingues, Leila Paiva Morrison e Marisa Cucio, os desembargadores federais Marli Ferreira (presidente do TRF3), Roberto Haddad (presidente eleito do TRF3), Consuelo Yoshida e Marisa Santos (coordenadora do JEF), além de representantes dos advogados de São Paulo e outras autoridades.

Para a juíza federal diretora do Foro Renata Lotufo, o Protocolo Integrado na região central facilita a vida do advogado, “mas também facilita a nossa demanda no Fórum Pedro Lessa, onde tem a demanda maior de protocolo. Fomos pensando na idéia, mas não tínhamos o local. Quando inaugurou o JEF da USP, constatamos poderíamos implantar lá o protocolo integrado. São Paulo é muito grande, então, a tendência é descentralizar mesmo para facilitar a vida de todo mundo”.

Para a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, o Protocolo Integrado na região central é uma reivindicação antiga, principalmente da Associação dos Advogados de São Paulo. “Pensando nos advogados que têm aqui no centro seus escritórios, partimos para essa nova empreitada. Fico feliz porque essas unidades descentralizadas têm mostrado a que vieram e têm prestado um serviço relevante para a população de São Paulo, em especial aos senhores advogados. Eu espero que este seja o primeiro de muitos protocolos integrados que venhamos a ter na 3ª Região”.

Sidney Bortolato Alves, secretário geral da Ordem dos Advogados de São Paulo, também comemora a implementação do Protocolo Integrado. “Para a advocacia é um ganho essencial, pois no trabalho do dia-a-dia o advogado, às vezes, tem que se deslocar para protocolar apenas uma petição. E com o protocolo aqui no centro da cidade, onde o maior número de escritórios de advocacia estão concentrados, essa atitude é muito importante”.

Para o reitor da USP João Grandino Rodas, a importância principal é a ligação que tem a USP por meio da Faculdade de Direito com o TRF3. “É possível maximizar aspectos positivos de ambos em benefício tanto dos alunos quanto da comunidade. O fato de existir aqui o JEF é importantíssimo não só para o povo, como também para os alunos que aprendem uma justiça moderna […]. É importante que os nossos alunos conheçam como funcionam esses protocolos. Além de possibilitar o aprendizado e o conhecimento prático dos alunos, terá também para os advogados em geral um ponto a mais em que eles poderão, sem precisar ir para a avenida Paulista, fazer os seus protocolos. E isso também serve para o fato de que a Faculdade também deve prestar serviços à comunidade, que é um dos fundamentos da própria USP”.

www.jfsp.jus.br

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. JFSP e TRF3 inauguram protocolo integrado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/jfsp-e-trf3-inauguram-protocolo-integrado-2/ Acesso em: 29 mar. 2024