Conselho da Justiça Federal

Via Legal vence Prêmio Nacional de Jornalismo

O programa Via Legal, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) em parceria com a fundação Padre Anchieta, foi o vencedor da categoria TV do VI Prêmio AMB de Jornalismo.  O prêmio foi resultado de duas reportagens que mostraram a complicada negociação que garantiu, em abril de 2008, a saída dos fazendeiros da reserva indígena Raposo Serra do Sol em Roraima.

A repórter Alessandra de Castro esteve na região, conversou com os moradores e revelou aspectos curiosos da rotina dos personagens de uma história antiga de conflitos e troca de acusações. A viagem serviu ainda para documentar todos os passos da comissão formada no Judiciário para garantir, de forma pacífica, o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou a demarcação contínua da reserva e obrigou a retirada de produtores de arroz e de suas famílias da área.

Durante décadas, índios, produtores de arroz e garimpeiros disputaram o direito de explorar a área de mais de 1,7 milhão de hectares, o equivalente a 12 vezes a cidade de São Paulo. O impasse só terminou depois de uma longa batalha jurídica vencida pelos cerca de 20 mil índios que vivem na região.

O programa apresentou imagens e depoimentos que evidenciavam a divisão interna entre as tribos que ocupam a reserva. De um lado estão os que defendem a  incorporação dos avanços trazidos pelo homem branco. Do outro, o grupo dos que lutam para recuperar antigas tradições e pela manutenção da economia de subsistência.

As duas reportagens foram exibidas pelo programa Via Legal no mês de maio de 2009. A entrega do prêmio, R$ 15 mil,  será em Brasília, numa solenidade marcada para o dia 28 de janeiro. É a segunda vez que o programa da Justiça Federal vence o prêmio organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em 2006, o  Via Legal venceu a mesma categoria com uma reportagem que mostrou o trabalho dos Juizados Especiais Itinerantes numa das regiões mais pobres do Piauí.

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal vence Prêmio Nacional de Jornalismo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-vence-premio-nacional-de-jornalismo/ Acesso em: 29 mar. 2024