Conselho da Justiça Federal

Via Legal é finalista em Prêmio Nacional de Jornalismo

O programa Via Legal produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) está entre os finalistas do VI Prêmio AMB de Jornalismo. As reportagens selecionadas mostraram a complicada negociação que garantiu, em abril do ano passado,  a saída dos fazendeiros da reserva indígena Raposo Serra do Sol em Roraima.A repórter Alessandra de Castro esteve na reserva onde conversou e revelou aspectos curiosos dos personagens de uma história de conflitos e troca de acusações.

A viagem, realizada no fim do mês de março, serviu para documentar todos os passos da comissão formada no Judiciário para garantir de forma pacífica o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou a demarcação contínua da reserva e obrigou a retirada de milhares de não índios da área.Durante décadas, índios, produtores de arroz e garimpeiros disputaram o direito de explorar a área de mais de 1,7 milhão de hectares, o equivalente a 12 vezes a cidade de São Paulo.

O impasse só terminou depois de uma longa batalha jurídica vencida pelos cerca de 20 mil índios que vivem na região. Na reportagem, além de mostrar os argumentos de todos os envolvidos na questão, o programa reuniu imagens e depoimentos que evidenciavam a divisão interna entre as tribos que ocupam a reserva. De um lado, estão os que defendem a  incorporação dos avanços trazidos pelo homem branco.

Do outro, o grupo dos que lutam para recuperar antigas tradições e pela manutenção da economia de subsistência. As duas reportagens foram exibidas pelo programa Via Legal no mês de maio de 2009. Além do Via Legal, são finalistas na categoria TV uma reportagem da TV Globo e outra da TV Senado. A premiação está prevista para o dia 28 de janeiro. É a segunda vez que o programa da Justiça Federal chega à final do prêmio organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em 2006, o  Via Legal venceu a mesma categoria com uma reportagem que mostrou o trabalho dos Juizados Especiais Itinerantes numa das regiões mais pobres do Piauí.

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal é finalista em Prêmio Nacional de Jornalismo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-e-finalista-em-premio-nacional-de-jornalismo/ Acesso em: 29 mar. 2024