Conselho da Justiça Federal

Via Legal começa série retrospectiva 2009

O Via Legal exibe a partir desta semana a série retrospectiva 2009. Nesta e nas próximas edições, o programa reapresenta reportagens que foram destaque no ano passado.  Nesta semana, tem uma discussão sobre a forma como o país trata os seus doentes mentais. Em São Paulo, Erica Resende ouviu pacientes e profissionais. Eles apontam as deficiências na substituição das internações – recomendadas apenas para situações extremas – pelo atendimento ambulatorial.  Garantidos por lei, desde 2001, os Centros de Apoio Psicossocial, os chamados CAPs, são uma esperança para milhões de brasileiros que dependem da rede pública. Em todos os estados, faltam unidades e sobram pacientes. Na capital paulista, onde o assunto virou caso de Justiça, o déficit seria de pelo menos 57 centros.

O programa traz ainda o drama de quem depende de um novo órgão para continuar vivo. Mais de 70% dos brasileiros que precisam de um coração morrem na fila do transplante e metade dos pacientes que aguardam por um fígado, também não resiste. No caso dos doentes renais, quem está na lista de espera vira refém da máquina de hemodiálise. Juliano Domingues esteve na Paraíba para mostrar porque essa fila é tão lenta e em que casos a Justiça pode ser acionada para acelerar o atendimento.

As consequências da exposição ao amianto, mineral usado na fabricação de telhas e caixas d’água é outro destaque desta edição. A fibra é considerada cancerígena, mas mesmo assim, continua liberada no Brasil. A proibição é objeto de dezenas de projetos de lei que aguardam votação no Congresso Nacional. Já as empresas, negam os riscos e garantem ter tomado medidas de segurança para evitar danos à saúde dos trabalhadores. Viviane Rosa mostra exemplos de quem perdeu a saúde e até a vida por causa do contato com o produto.

O Via Legal desta semana reapresenta a reportagem que mostra as reações da indústria à campanha contra o tabagismo. Pesquisas revelam que em 20 anos a população de fumantes no Brasil caiu pela metade, apesar da resistência das empresas que tentam de todas as formas incentivar o consumo do cigarro. Analice Bolzan conta que uma campanha de prevenção voltada para o público jovem irritou os fabricantes e só saiu do papel por ordem da Justiça.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
(canal 95)

Dia 6 de janeiro às 21h30
Dia 10 de janeiro às 18h

REDE CULTURA 
Dia 9 de janeiro às 7h30
Dia 11 de janeiro às 7h30
 
TV BRASIL – DF
(canal 2)

Dia 10 de janeiro às 6h

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal começa série retrospectiva 2009. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-comeca-serie-retrospectiva-2009/ Acesso em: 28 mar. 2024