Conselho da Justiça Federal

Via Legal: processo de naturalização no Brasil

O programa Via Legal desta semana percorre os caminhos da naturalização. Analice Bolzan mostra que, apesar dos problemas do país, é crescente o número de estrangeiros que escolhem viver no Brasil. Também é expressiva quantidade dos que querem mais e, para ter uma identidade verde e amarela, resolvem se naturalizar.

Ainda sobre o tema, Erica Resende traz as exigências da legislação para quem nasceu em outro país mas quer ser tornar um brasileiro de fato e também de direito. Em São Paulo, além de apresentar documentos e provar que não tem problemas judiciais, o interessado passa por uma avaliação de português.  
 
As penas alternativas também são destaque desta edição. Especialistas no assunto explicam que, ao contrário do que muita gente ainda imagina, elas não significam impunidade. O benefício existe para que o condenado possa pagar pelo erro que cometeu longe da cadeia e, principalmente, que tenha uma chance maior de recuperação. Juliano Domingues conta como um juiz federal do Rio Grande do Norte deu uma nova interpretação à lei e como isso permitiu que uma portuguesa fosse beneficiada. Ela cumpre a sentença, estudando.

De Brasília, Alessandra de Castro mostra como algumas estratégias de marketing podem confundir o consumidor. Quando se trata de produtos alimentícios, que envolvem a saúde da população, o problema é ainda mais grave. Desde que chegaram ao mercado, há três anos, refrigerantes de baixa caloria, com nomes que fazem referência à água eram vendidos como se fossem o líquido natural. O Ministério Público entendeu que os fabricantes estavam induzindo a população ao erro e exigiu mudanças.
 
O programa discute ainda o drama de quem teve a vida revirada por conta de uma ação que poderia ter sido evitada. Viviane Rosa relata a história do dono de uma clínica de radiologia do Rio de Janeiro que teve o estabelecimento invadido por policiais e fiscais do Conselho de Radiologia. A alegação era que havia vazamento de material radioativo. Pacientes entraram em pânico, arquivos foram abertos e funcionários impedidos de trabalhar. Depois da confusão, a Vigilância Sanitária atestou que não havia qualquer irregularidade. O empresário recorreu à Justiça para ser indenizado por danos morais e materiais.

Horários de exibição do programa:

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 18 de novembro, às 21h30
Dia 22 de novembro, às 18h

REDE CULTURA 
Dia 23 de novembro, às 7h30
 
TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 22 de novembro, às 6h

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal: processo de naturalização no Brasil. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-processo-de-naturalizacao-no-brasil/ Acesso em: 20 abr. 2024