Conselho da Justiça Federal

Via Legal: retrato da situação dos índios no Brasil

O programa Via Legal desta semana é dedicado aos povos indígenas. Vamos mostrar em que condições vivem os primeiros habitantes do país. Eles já foram mais de dois milhões, mas hoje não passam dos 300 mil. Os repórteres foram em busca de histórias reveladoras e constataram: a disputa pela posse da terra ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos índios brasileiros.

Um dos destaques desta edição é o embate entre uma comunidade guarani e os supostos donos de uma área que fica em um dos pontos mais nobres da capital paulista e que desde 2003 é ocupada pela tribo. Érica Resende conta como começou essa briga e porque os dois lados se consideram os verdadeiros donos da terra. Já a Fundação Nacional (Funai) garante apoio à comunidade e promete acelerar a demarcação da área responsável pelo conflito.  

O programa também volta a discutir uma outra questão que atormenta os povos indígenas: a falta de assitência à saúde. Hoje, muitos são obrigados a deixar as aldeias para buscar atendimento nas grandes cidades. Na maioria das vezes, eles ficam em casas abrigos, onde também sobram denúncias de irregularidades. Em Brasília, Alessandra de Castro foi em busca de respostas para a ineficiência do sistema de saúde indígena do país e ouviu de especialistas sugestões de alternativas para mudar esse cenário.

O Via Legal mostra ainda como iniciativas simples e força de vontade podem garantir a conquista de grandes desafios. O exemplo vem do oeste do Paraná. Analice Bolzan acompanhou o dia a dia de uma tribo que fica na fronteira do Paraguai e Argentina e mostra como os Guaranis estão conseguindo administrar os conflitos gerados pelo contato com a cultura do homem branco. Apesar das conquistas, a comunidade sofre com o descaso das autoridades. Por isso, ações como a Expedição da Cidadania, surgem como um alento para esses povos e representam a esperança de um futuro melhor.

Horários de exiição do programa:

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 25 de novembro, às 21h30
Dia 29 de novembro, às 18h

REDE CULTURA 
Dia 30 de novembro, às 7h30
 
TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 28 de novembro, às 6h

http://vialegal.cjf.jus.br

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal: retrato da situação dos índios no Brasil. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-retrato-da-situacao-dos-indios-no-brasil-2/ Acesso em: 28 mar. 2024