Conselho da Justiça Federal

Via Legal: polêmica sobre a classificação para TV

Controlar o que os filhos assistem na televisão costuma ser um desafio para os pais. Uma dificuldade que foi reduzida a partir das limitações impostas pelo governo às emissoras que desde 2008 precisam conciliar o conteúdo com os horários permitidos para a exibição. A idéia é que crianças e adolescentes não fiquem expostos a programas inadequados. Mas há quem enxergue uma certa censura na medida. Alessandra de Castro mostra como psicólogos, pais e filhos encaram a chamada classificação indicativa e o desafio das emissoras para adequarem a grade de programas ao horário de verão.

Juliano Domingues foi ao interior de Alagoas ver de perto como a negligência na administração de recursos públicos pode gerar conseqüências desastrosas para uma cidade inteira. Por conta de um erro da prefeitura no levantamento de alunos matriculados em escolas públicas, as verbas do governo federal para a educação foram reduzidas. Sem o dinheiro, o caos se instalou: professores abandonaram as salas de aula, os alunos tiveram que deixar a escola e  até o comércio sentiu os reflexos. A rotina só começou a voltar ao normal depois que a Justiça Federal determinou  a correção dos dados e o imediato repasse dos valores atrasados.

A venda de gasolina adulterada também é destaque desta edição. Além de comprometer o funcionamento do veículo, o produto de baixa qualidade significa prejuízos ao bolso do consumidor. Do interior de São Paulo, Érica Resende mostra como é possível conter a prática criminosa. Em Marília, até os bens dos donos de um posto foram penhorados para garantir que os clientes recebessem de volta o que pagaram pelo combustível clandestino.

As vítimas da gripe A, conhecida como gripe suína, têm prioridade no atendimento e nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Rio de Janeiro. A determinação partiu dos tribunais. Viviane Rosa mostra o porquê dessa decisão e como ela contribuiu parar conter o avanço da doença num dos estados que mais sofreram com a pandemia no Brasil.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
(canal 95)

Dia 11 de novembro às 21h30
Dia 15 de novembro às 18h

REDE CULTURA 
Dia 16 de novembro às 7h30
 
TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 15 de novembro às 6h

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal: polêmica sobre a classificação para TV. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-polemica-sobre-a-classificacao-para-tv/ Acesso em: 19 abr. 2024