Conselho da Justiça Federal

Via Legal: a importância dos livros na formação escolar

O acesso à educação é um direito de toda criança e um dever do poder público. Mas não basta criar vagas. É preciso assegurar que o aluno tenha contato com livros e outros materiais didáticos. Este é um dos temas abordados pelo programa Via Legal. Erica Resende esteve em Taubaté, no interior de São Paulo, para mostrar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes da rede pública. A prefeitura abriu mão dos livros repassados pelo governo federal e fechou contrato com uma editora. O negócio custaria R$ 10,5 milhões por ano aos cofres públicos, foi denunciado e acabou levando o município ao banco dos réus. 

Direto do sul do país tem um exemplo de como o contato com os livros pode transformar as pessoas. Em Novo Hamburgo, uma comunidade inteira está sendo beneficiada pela construção de uma biblioteca, financiada pelo dinheiro de multas pagas por condenados pela Justiça Federal.

Em Duque de Caxias, um problema que começou há mais de meio século ameaça a saúde dos moradores. A contaminação pelo chamado pó-de-broca ainda é uma realidade no bairro que ficou conhecido como Cidade dos Meninos. O material, altamente tóxico, foi deixado pelo governo federal após o fechamento de uma fábrica de pesticidas.Viviane Rosa esteve no local e mostra como vivem os moradores e a batalha jurídica para responsabilizar a União pelos danos causados, principalmente, à saúde da população.

Outro destaque desta edição é o uso de anabolizantes. Juliano Domingues conta que, mesmo proibidas, as substâncias são facilmente encontradas e consumidas por pessoas que desejam ter um corpo perfeito sem grandes esforços. Quem insiste no comércio pode ser processado e ir parar na cadeia.

Alessandra de Castro repercute a decisão da Justiça Federal que impediu a morte de galos usados em rinhas no Piauí. A decisão alerta para a ocorrência de um crime ainda comum no país: os maus tratos contra os animais. A reportagem também traz exemplos de pessoas que não abrem mão da companhia e do respeito aos bichos. Uma moradora de Luziânia, próximo a Brasília, é um exemplo de como é possível proteger cães e gatos da agressão humana. 
   
Horários de exibição do programa:

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 04 de novembro, às 21h30
Dia 08 de novembro, às 18h

REDE CULTURA 
Dia 09 de novembro, às 7h30

TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 08 de novembro, às 6h

http:vialegal.cjf.jus.br

 

 

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Via Legal: a importância dos livros na formação escolar. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/via-legal-a-importancia-dos-livros-na-formacao-escolar/ Acesso em: 28 mar. 2024