Feira expõe produtos de agricultores familiares de Território da Cidadania no Maranhão | Portal Jurídico Investidura - Dire

Feira expõe produtos de agricultores familiares de Território da Cidadania no Maranhão

 A primeira Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Território da Cidadania Baixada Ocidental no Maranhão será realizada de quinta-feira (25) a sábado (27), no centro de exposições Novo Horizonte, no município Presidente Sarney (MA). Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), a feira vai expor produtos de 50 empreendimentos que irão representar produtores familiares dos 19 municípios do território.


“É uma feira que revela e preserva a identidade cultural, a forma de produzir e os produtos da região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Souza. “É um exercício para os produtores no sentido de enfrentar o mercado de forma cooperativa, e uma oportunidade de divulgar os produtos dos territórios para toda a comunidade”, conclui.

O evento estimula a prática da comercialização justa e vai capacitar o trabalhador rural por meio de oficinas, com o propósito de promover a articulação das cadeias produtivas, atividades culturais, intercâmbio de experiências e principalmente trocas solidárias. O evento também vai apoiar a divulgação e a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, fortalecendo a economia local.

Sebastião Silva Barros é produtor de mel e presidente da associação dos apicultores de Guarajá, no município de Turilândia (MA). Para ele, a expectativa é grande, “é uma oportunidade de integração com outros produtores, de sair do anonimato e apresentar nossos produtos e nosso trabalho para outras regiões”.

O evento tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o governo do Maranhão, o Banco do Nordeste e a prefeitura de Presidente José Sarney.

O Território da Cidadania Baixada Ocidental integra os municípios de Presidente Sarney, Alcântara, Apium-Açu, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Agrário



Fonte: Presid?™ncia
Seção: Notícias
Categoria: Planalto

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Feira expõe produtos de agricultores familiares de Território da Cidadania no Maranhão. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 26 Ago. 2011. Disponível em: investidura.com.br/noticias/233-planalto/195743-feira-expoe-produtos-de-agricultores-familiares-de-territorio-da-cidadania-no-maranhao. Acesso em: 09 Jul. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO