Planalto

Banco Central firma convênio para criação de grupo gestor de atendimento ao Judiciário

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, assinaram nesta terça-feira (23) convênio para criação do Grupo Gestor do Sistema de Atendimento ao Poder Judiciário (Bacen Jud). Constituído por representantes do Poder Judiciário, do Banco Central e do segmento financeiro, o grupo cuidará da manutenção, atualização e aprimoramento permanentes do sistema.

O Bacen Jud é um instrumento de comunicação entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras. Criado em 2001, o sistema permite que ofícios com requisições de informações, determinações de bloqueio, desbloqueio e transferência de valores, anteriormente feitos em papel, sejam encaminhados por meio eletrônico. Tais mudanças representam mais segurança, economia e rapidez nos processos judiciais.

Fonte:
Portal Brasil
Banco Central 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Banco Central firma convênio para criação de grupo gestor de atendimento ao Judiciário. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/banco-central-firma-convenio-para-criacao-de-grupo-gestor-de-atendimento-ao-judiciario/ Acesso em: 19 abr. 2024