Planalto

Ipea e Contag promovem estudo do perfil socioeconômico de trabalhadoras do campo

Uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores (Contag) vai realizar estudo sobre o perfil socioeconômico das trabalhadoras do campo e da floresta. Os questionários para a pesquisa foram aplicados nos dias 15 e 16 de agosto, com mulheres de todo Brasil que estiveram acampadas em Brasília para participar da Marcha das Margaridas, movimento que reivindica desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade para trabalhadoras das áreas rurais.

As pesquisas foram coordenadas pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, e contaram com a participação de 30 pesquisadores e cerca de 10 voluntários. “O objetivo da pesquisa é levantar informações sobre esse grupo social pouco conhecido e que em geral fica à margem do público que normalmente é destinatário das políticas públicas, e sobre o qual as pesquisas oficiais não conseguem captar informações”, disse um dos coordenadores do estudo, o técnico em Planejamento e Pesquisa, Alexandre Arbex.

“Foram realizadas cerca de 560 entrevistas, divididas em vários blocos, que tratam de temas como o acesso a terra, à participação política e à renda. Um bloco que apareceu bastante foi a questão da violência contra a mulher”, afirmou pesquisadora Cláudia Pedrosa, que além compor a coordenação do projeto, também é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) na área de Igualdade de Gênero. “Um dado que também chamou atenção foi o fato de que a maioria dessas mulheres se identificou como chefe de família”, destacou.

Segundo Cláudia, houve fila de espera para entrar no estande do Ipea. A região Norte foi a que mais se destacou em participação. Já as regiões Sul e Sudeste tiveram pequena representação, porque em grande parte, as trabalhadoras dessas regiões só vieram participar da marcha no dia 17.

A previsão é de que o estudo esteja concluído em novembro.

Fonte:
Portal Brasil
Ipea 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ipea e Contag promovem estudo do perfil socioeconômico de trabalhadoras do campo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/ipea-e-contag-promovem-estudo-do-perfil-socioeconomico-de-trabalhadoras-do-campo-2/ Acesso em: 28 mar. 2024