Planalto

Brasil sedia oficina sobre cooperação internacional em saúde para trocar experiências com os países da Unasul

De 31 de agosto a 2 de setembro, representantes dos doze países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) encontram-se em Foz do Iguaçu para participar de uma oficina sobre cooperação internacional em saúde. A iniciativa é da Rede Sulamericana de Relacões Internacionais e de Cooperação Internacional em Saúde (Redesul-ORIS), que em 2011 é coordenada pelo Brasil.

O embaixador Eduardo Botelho Barbosa, chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, explica que a oficina vai identificar boas práticas e lições aprendidas em matéria de cooperação técnica entre países do hemisfério sul que possam ser compartilhadas com países da Redesul e também com outros países.

Nessa ocasião, serão identificadas demandas que possam ser atendidas a partir da cooperação intrarregional, definindo temas prioritários para a cooperação horizontal em saúde para os países membros da Unasul. Também serão discutidas técnicas de avaliação e monitoramente de projetos.

“A área da saúde é muito demandada em termos de cooperação e essa oficina realizada pela Redesul visa dar mais subsídio aos técnicos que trabalham com cooperação nos países da Unasul e que sentem necessidade de trocar ideias sobre aspectos técnicos e políticos desse trabalho”, observa Barbosa.

Participarão da oficina os representantes das assessorias internacionais dos ministérios da saúde dos países membros e de equipes técnicas que integram projetos ou ações de cooperação internacional.

A oficina visa também preparar o caminho para o Fórum de Cooperação Internacional em Saúde, que se realizará de 23 a 25 de novembro na cidade do Rio de Janeiro e que resultará em uma carta de recomendações, diretrizes e compromissos assinada pelos doze países participantes da Unasul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Fonte:
Ministério da Saúde
 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Brasil sedia oficina sobre cooperação internacional em saúde para trocar experiências com os países da Unasul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/brasil-sedia-oficina-sobre-cooperacao-internacional-em-saude-para-trocar-experiencias-com-os-paises-da-unasul/ Acesso em: 19 abr. 2024