Planalto

Câmara da Transparência da Copa inicia os trabalhos

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (18.08) no Palácio do Itamaraty, foi lançada a Câmara Temática da Transparência, criada para auxiliar o Governo Federal na fiscalização das obras para a Copa do Mundo de 2014. Agora, todas as nove Câmaras estão instituídas e iniciaram seus trabalhos. Na solenidade de abertura falaram os ministros do Esporte, Orlando Silva; da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage; e da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Adams.

Orlando Silva destacou a importância da transparência para a realização de um evento que mostre ao mundo que o Brasil conta com uma democracia sólida e que é capaz de organizar a Copa com competência. “A transparência é essencial para a realização do Mundial e dará vitalidade para que a sociedade e a imprensa tenham acesso a todas as informações em tempo real. É importante que a população monitore, participe e fiscalize as ações”. O ministro ressaltou também a importância da colaboração dos estados e municípios para que se tenha controle sobre as obras. “A expectativa é que os gestores locais tragam suas experiências para a máxima transparência”, disse Silva.

No mesmo sentido, o ministro Jorge Hage afirmou que a articulação entre a CGU e o Ministério do Esporte passa a ser completa com a integração dos outros entes federados. “A instalação dessa câmara é a oportunidade para termos o máximo controle sobre os investimentos, para que sejam aplicados da maneira mais correta e limpa”.

Um importante instrumento para a fiscalização das ações da Copa é o Portal da Transparência, alimentado com informações dos gestores locais, que acompanham as obras. Os dados sobre projetos, licitações e contratações vão ser checados de perto pela CGU, com visitas locais para verificar as informações prestadas pelos estados e municípios e para garantir o fluxo dessas informações, mas isso não impede que outros instrumentos sejam criados. “Nós apostamos na criatividade da Câmara Temática para que outras ferramentas sejam desenvolvidas. O mundo estará atento à nossa organização para a Copa. Temos que mostrar competência não só dentro de campo, mas fora dele”, disse Hage.

A Câmara Temática da Transparência também terá importância para revelar a força das instituições brasileiras. Essa é a opinião de Luís Adams, ministro da AGU. “O país tem capacidade de mostrar uma democracia forte, de mostrar que os desafios do Estado, como o combate à corrupção, são passíveis de enfrentamento e superação”, apontou.
 

Fonte:
Portal Brasil
Copa 2014/Ministério do Esporte

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Câmara da Transparência da Copa inicia os trabalhos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/camara-da-transparencia-da-copa-inicia-os-trabalhos/ Acesso em: 28 mar. 2024