Balanço parcial indica quase 10 milhões de crianças vacinadas contra a pólio na segunda etapa | Portal Jurídico Investidu

Balanço parcial indica quase 10 milhões de crianças vacinadas contra a pólio na segunda etapa

Resultado preliminar da segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite aponta que 9,7 milhões de crianças foram vacinadas em todo o país, no último sábado (13), dia de mobilização nacional contra a doença. Este número representa 68,4% do público alvo, formado por 14.186.318 crianças menores de cinco anos.

“A nossa expectativa é repetir o sucesso da primeira etapa da campanha, em que houve um recorde, com 100% das crianças vacinadas”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele explica que pais e responsáveis que não tiveram a oportunidade de levar as crianças para vacinar no sábado podem procurar os postos de saúde até sexta-feira.


O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que este percentual do balanço não representa todo o universo de crianças vacinadas no sábado. “Isso ocorre porque as informações ainda estão sendo computadas pelas secretarias estaduais”, observa o secretário. Barbosa ressalta que as secretarias municipais e estaduais estão repassando estes dados com mais rapidez, nesta segunda etapa.

As crianças que não tomaram as gotinhas podem ser encaminhadas aos postos de vacinação de todo o país até esta sexta-feira. Na primeira etapa da campanha de Vacinação, que começou no dia 18 de junho, a meta foi superada. Foram imunizadas 14.186.318 crianças menores de cinco anos.

Sarampo

Balanço parcial da campanha de seguimento contra o sarampo indica que, no primeiro dia de mobilização, 3.515.104 crianças já receberam a vacina tríplice nos 18 estados e no Distrito Federal. O número representa 51,38% do público-alvo de 6,8 milhões de crianças de 1 a menores de 7 anos nas 19 unidades federadas.

Somando o resultado dos oito estados que aderiram à primeira etapa da campanha, a partir de 18 de junho, já foram vacinadas 13,3 milhões de pessoas - 78,21% do público total, de 17 milhões. A mobilização contra o sarampo segue até 16 de setembro.

A vacinação, no entanto, continuará nos municípios que não atingiram a meta na primeira fase. Realizaram a vacinação na primeira fase os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A campanha foi antecipada nesses estados para manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus, já que houve um há surto da doença na Europa neste ano. A meta é vacinar 95% da população alvo.

O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que reúnam esforços para garantir a vacinação de toda a população alvo. No entanto, cabe aos gestores locais de saúde definir as estratégias para o êxito da campanha, com base nas coberturas vacinais de cada localidade.
 

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Saúde



Fonte: Presid?™ncia
Seção: Notícias
Categoria: Planalto

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Balanço parcial indica quase 10 milhões de crianças vacinadas contra a pólio na segunda etapa . Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 17 Ago. 2011. Disponível em: investidura.com.br/noticias/233-planalto/194129-balanco-parcial-indica-quase-10-milhoes-de-criancas-vacinadas-contra-a-polio-na-segunda-etapa-. Acesso em: 27 Fev. 2021

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO