Fórum capacita gestores em sistema de controle e distribuição de medicamentos | Portal Jurídico Investidura - Direito

Fórum capacita gestores em sistema de controle e distribuição de medicamentos

Termina nesta sexta-feira (12), em Brasília, o primeiro fórum de capacitação de gestores estaduais para utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), utilizado no controle e distribuição de medicamentos. Promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o evento teve início na quinta-feira (11).

O governo federal pretende ampliar o uso do Hórus às Secretarias Estaduais de Saúde. Também serão apresentadas durante o fórum práticas bem sucedidas com o software.


“Este fórum é de extrema importância, pois motiva a adesão ao sistema e capacita os gestores, contribuindo para a boa gestão da assistência farmacêutica nos âmbitos municipal e estadual”, avalia o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior. “O sistema Hórus permite o controle de estoque, conhecimento do perfil de consumo e acompanhamento do uso dos medicamentos”.

No primeiro dia de evento, foram lançados dois cursos de educação à distância (EAD) para capacitação ao sistema. Cada curso terá 110 vagas e termina no fim de 2011.

Sistema

Criado pelo Ministério da Saúde e disponibilizado em 2010, o sistema Hórus é já adotado por 304 municípios e outros 924 estão sendo capacitados para uso da ferramenta. O sistema também estará disponível para as gestões estaduais. A proposta do governo é estender o projeto com a realização de cursos de capacitação nos próprios estados.

Atualmente, o Hórus abrange os medicamentos básicos e estratégicos da assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), o que corresponde à grande parte dos oferecidos pela rede pública. Os medicamentos especializados, atualmente não administrados por meio do sistema, passarão a ser controlados e distribuídos através dele. Isso será feito após a finalização do projeto piloto para o componente especializado, que está sendo desenvolvido no Distrito Federal.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Saúde
 



Fonte: Presid?™ncia
Seção: Notícias
Categoria: Planalto

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Fórum capacita gestores em sistema de controle e distribuição de medicamentos. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 13 Ago. 2011. Disponível em: investidura.com.br/noticias/233-planalto/193352-forum-capacita-gestores-em-sistema-de-controle-e-distribuicao-de-medicamentos. Acesso em: 26 Fev. 2021

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO