Ministério da Saúde vai aprimorar atendimento a queimados em todo o Brasil | Portal Jurídico Investidura - Direito

Ministério da Saúde vai aprimorar atendimento a queimados em todo o Brasil

O Ministério da Saúde vai aprimorar as diretrizes nacionais de atendimento aos pacientes com queimaduras. Uma das primeiras iniciativas é a adoção das sugestões que integram o Protocolo de Tratamento de Emergência das Queimaduras desenvolvido pela Câmara Técnica de Queimaduras do Conselho Federal de Medicina (CFM), com a contribuição do ministério, para a capacitação e o atendimento nas unidades da rede pública de saúde.


As orientações serão disseminadas nas urgências e emergências credenciadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma cartilha a ser elaborada pelo ministério tomando como base as sugestões do protocolo.

As orientações vão desde o tratamento da ferida e da dor, iniciando por itens como o reconhecimento do tipo de queimadura, a gravidade, tratamento imediato de emergência e a extensão da lesão, forma de atendimento até a transferência para as unidades de tratamento de queimaduras.

De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, este material proporcionará a disseminação de informações e a capacitação de toda a equipe das unidades de saúde da rede pública. “Além de melhorar o primeiro atendimento e reduzir o sofrimento e as possíveis sequelas dos pacientes com queimadura”, destacou.

O secretário disse que as informações contidas no documento servirão de guia para o treinamento permanente aos profissionais. Ele adiantou que será publicada uma portaria, ainda sem data prevista, com objetivo de instalar o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) Especializado - com pagamento diferenciado pelos atendimentos.

Além do mais, o conteúdo do protocolo do CFM também poderá ser utilizado na revisão da portaria que regulamenta o atendimento aos queimados no âmbito do SUS.

Leia aqui o protocolo.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Saúde
 



Fonte: Presid?™ncia
Seção: Notícias
Categoria: Planalto

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. Ministério da Saúde vai aprimorar atendimento a queimados em todo o Brasil. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 13 Ago. 2011. Disponível em: investidura.com.br/noticias/233-planalto/193350-ministerio-da-saude-vai-aprimorar-atendimento-a-queimados-em-todo-o-brasil. Acesso em: 02 Mar. 2021

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO