Planalto

Pesquisa traça perfil do empreendedor individual no País

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) traçou o perfil do Empreendedor Individual (EI) no País. De acordo com o levantamento, 39% dos empreendedores atuam no comércio, 36% estão no setor de serviços, 18% na indústria e 7% na construção civil. O comércio varejista de vestuário e acessórios e os salões de beleza (cabeleireiros) continuam liderando as ocupações deste empreendedor.

Entre os dias 9 de maio e 17 de junho deste ano, o Sebrae conversou com 10.585 empreendedores em todo o Brasil. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil desses trabalhadores, os motivos que levam à formalização, a situação atual dos seus negócios, seus problemas, perspectivas, bem como a avaliação pessoal deles a respeito da formalização de seus empreendimentos. A análise levou em consideração também os dados disponibilizados pela Receita Federal do Brasil (RFB) até o dia 31 de maio.

Outro dado interessante que a pesquisa mostrou é o aumento da participação das mulheres nos empreendimentos individuais. Elas já são 45%, enquanto nas microempresas elas são 29%.

A maioria desses empreendedores (47%) possui o ensino médio ou técnico completo, um dado relevante quando comparado à população adulta (apenas 26% da população com mais de 18 anos possui o ensino médio completo). Apenas 18% desses empreendedores estão nas ruas, 40% deles trabalham em casa e 39% em escritório ou estabelecimento comercial. Além disso, 78% deles não possuem outra fonte de renda além dos seus empreendimentos. Entre os principais motivos para a formalização está o acesso aos benefícios da Previdência Social.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Previdência Social 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Pesquisa traça perfil do empreendedor individual no País. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/pesquisa-traca-perfil-do-empreendedor-individual-no-pais/ Acesso em: 25 abr. 2024